OFICIAL: Roberto Mancini é o novo técnico da Itália!

Roberto Mancini é o novo técnico da itália

Desde que a seleção italiana ficou oficialmente fora da Copa do Mundo 2018, o mundo do futebol se pergunta: quem será o novo técnico da Itália?

A questão finalmente encontrou resposta: Roberto Mancini é o novo técnico da Itália. O anúncio foi feito pela própria FIGC (Federação Italiana de Futebol).

 

Como a Itália ficou sem comando?

Começando do começo, o caos foi anunciado para a Itália ao cair no mesmo grupo da Espanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Isso porque apenas um de cada grupo se classificaria diretamente. Portanto, restou aos comandados de Giampiero Ventura pensar na repescagem.

Buffon e Ventura pela Itália
A desilusão de Buffon e Ventura com a não ida da Itália para a Copa
(ANSA/DANIEL DAL ZENNARO)

Dito e feito. A Itália precisou disputar uma vaga para o mundial com a Suécia. O resultado todos já conhecemos: derrota por 1×0 fora de casa e um empate bem feio por 0x0, no San Siro.

Como consequência disso, Ventura foi demitido e os italianos ainda foram obrigados a ouvir dele que o trabalho não tinha sido tão ruim.

Novo técnico da Itália: quem eram os candidatos?

Desde então, a Azzurra aguardava um nome para iniciar o processo de reconstrução de seu futebol. Se para os amistosos o próprio Di Biagio foi o responsável, ainda restavam dúvidas sobre o novo técnico da Itália. Principalmente com a chegada de torneios como a Liga de Nações da Uefa.

A expectativa era que o nome fosse divulgado somente em 20 de maio, mas houve antecipação. Antes da confirmação, quatro nomes brigavam pelo posto:

Roberto Mancini

Roberto Mancini é o que teve o nome atrelado à Itália mais recentemente entre todos os candidatos. Aliás, os jornais da Itália o colocavam como favorito ao posto e nome certo há um bom tempo.

Em entrevista à Sky Sports 1, o treinador chegou a dizer que comandar a Azzurra “seria algo extraordinário, de um prestígio enorme”. Uma pista muito valiosa na corrida pelo cargo.

Contudo, no mesmo depoimento ele ressaltou que pretendia cumprir o contrato à frente do Zenit. Depois de bons trabalhos na Inter e Manchester City, ele chegou à falar em retorno à Premier League, mas em uma equipe que não estivesse no topo.

No começo de abril, o Premium Sport divulgou uma imagem de Mancini chegando à Roma, teoricamente para falar com a federação italiana. À época, o acerto ainda não era oficial.

Agora, Roberto Mancini é o novo técnico da Itália e está com uma batata bem quente na mão. Caberá a ele recuperar orgulho e prestígio da Azzurra.

Carlo Ancelotti

Carlo Ancelotti foi um dos nomes favoritos do presidente da federação italiana, Carlo Tavecchio. Porém, de acordo com o Goal.com da Itália,  ele negou uma proposta por meio de seu procurador, Giovanni Branchini.

O último trabalho de Ancelotti foi à frente do Bayern, em 2017. Antes disso, acumulou títulos comandando PSG, Real Madrid e Chelsea. Atualmente está livre no mercado.

Antonio Conte

Antonio Conte foi outro favorito ao posto, afinal, ele já tinha sido técnico da Azzurra e nem faz tanto tempo. Depois de ver sua carreira decolar com a Juventus, ele foi diretamente para o banco da Itália, onde ficou de 2014 a 2016.

Depois disso, aceitou o convite do Chelsea onde, surpreendentemente, venceu a Premier League logo na estreia. Porém, não vive boa fase e deve deixar o comando em junho.

Claudio Ranieri

Claudio Ranieri passou por diversos clubes italianos, alguns com grande sucesso, mas recentemente chamou atenção do mundo com o Leicester. Com baixo orçamento e sem estrelas, ele deixou todos os poderosos da Premier League para trás e levantou o caneco ao final da temporada 2015-2016.

Atualmente ele comanda o Nantes, da França, mas, de acordo com o Goal.com, chegou a abrir as portas para a Itália: “Se chegar uma proposta eu pensarei…”. Porém, o acerto não veio.

Comentários

Comentários

Top