Frosinone na Serie A: clube vence play-offs e está de volta!

Frosinone na Serie A

A temporada do campeonato italiano se encerra finalmente com a chegada do Frosinone na Serie A. Em pleno andamento de Copa do Mundo 2018, o clube venceu os play-offs da Serie B, assegurando a última vaga na primeira divisão. A confirmação veio após bater o Palermo neste sábado, 16 de junho.

Além do Frosinone, os outros dois times que conquistaram o acesso foram:

  1. Empoli, como campeão da Serie B
  2. Parma, por ter assegurado a segunda vaga direta ao ficar em 2º na classificação

Se ainda não conhece o sistema de play-offs do campeonato italiano, aqui está um artigo de suma importância. Basicamente, sobem de divisão os dois primeiros colocados, enquanto aqueles que ficarem na zona de acesso brigam pela vaga em sistema mata-mata.

Ao final da “temporada regular”, o Frosinone ficou em 3º e o Palermo em 4º. Por isso, ambos ganharam o direito de entrar nas semifinais dos play-offs. Os dois times confirmaram o favoritismo e deixaram para trás Cittadella e Venezia, respectivamente.

A grande final, que colocou o Frosinone na Serie A, aconteceu em dois jogos. Na ida, em jogo realizado na Sicília, os donos da casa venceram por 2×1, com gols de La Gumina e Terranova (Palermo) e Ciano (Frosinone).

Já o jogo do acesso à primeira divisão, o Frosinone venceu por 2×0, com gols de Maiello e Ciano. O segundo gol, que deu a classificação, foi marcado no último minuto de jogo, em contra-ataque mortal.

Frosinone na Serie A (de novo)

O Frosinone retorna à Serie A após passar dois anos na segunda divisão. Na temporada passada, o time caiu justamente na fase de play-offs.

Aliás, esta é a segunda melhor campanha do time na Serie B. A melhor tinha sido um acesso direto, ao ficar na segunda posição na classificação.

Contudo, o triunfo veio carregado de polêmicas. A começar pelo segundo jogo da final dos play-offs. Como apontado acima, o jogo passou dos 45 do segundo tempo com o Frosinone na frente, mas sem a classificação. Em um dos assustadores ataques do Palermo, já nos últimos momentos da partida, os reservas do Frosinone jogaram bolas em campo. Confira o vídeo abaixo:

O segundo gol do Frosinone, que definiu o placar, saiu logo depois disso.

E não para por aí.

No dia seguinte ao jogo, a Gazzetta Dello Sport publicou um vídeo que colocou em risco o acesso do Frosinone. Logo depois do segundo gol do time da casa, o estádio Benito Stirpe foi invadido pelos torcedores, enlouquecidos em festa. Porém, há dúvidas se o árbitro havia terminado a partida.

Segundo o jornal, o Palermo aproveitou e entrou com recurso contra o resultado. Assim sendo, a terceira e última vaga para a Serie A 2018-2019 entrou em jogo. Porém, a justiça desportiva italiana decidiu homologar o placar final, dando o acesso ao Frosinone, mas puniu o time com dois jogos sem torcida.

Frosinone na Serie A invasão de campoa
O campo do estádio do Frosinone tomado por torcedores (Gazzetta)

Comentários

Comentários

Top