A tão aguardada chegada do DAZN no Brasil selou de vez a revolução no modo de assistir jogos de futebol ao vivo. Seguindo a tendência que já tomou conta da Europa, o brasileiro agora encontra terreno para se desprender ainda mais da televisão.
Hoje em dia, já não é mais coeso dizer “estar conectado à internet”. Pois a internet está em todos os lugares, o tempo todo. Não demorou muito para isso afetar a programação das TVs aberta e fechada. Tanto que, mesmo emissoras do porte de Globo e ESPN lançaram plataformas digitais para divulgar seus conteúdos. Algumas vezes de forma até exclusiva e antecipada, no caso de novelas e partidas de futebol.
Ou seja, o telespectador virou espectador. Se antes a tradição era se preparar para ver um jogo no sofá, à frente da TV. Agora, ALÉM da televisão, o torcedor pode assistir ao mesmo jogo pelo celular, pelo tablet, pelo computador. Tudo graças a transmissão streaming.
Os amantes do calcio foram os primeiros a desfrutar do entretenimento longe da TV. O momento mais crucial, no entanto, aconteceu recentemente. Conforme noticiado pelo Golazzo, a temporada 2018-2019 dificultou muito para assistir ao campeonato italiano. Isso porque, diante do valor elevado pedido pela agência IMG, a dona dos direitos da Serie A, nenhuma emissora brasileira, aberta ou fechada, fechou negócio. Resultado: nada de futebol italiano na TV daqui.
Outro exemplo foi a exibição da Champions League, que passou por enormes mudanças. Nem mesmo o Esporte Interativo, então dono exclusivo dos direitos de transmissão, foi capaz de se manter sozinho na grade da TV. Atualmente, o canal mostra boa parte dos seus jogos no Facebook.
Com tudo isso isso, o torcedor não viu outra opção a não ser se adaptar ao cenário e buscar alternativas. Dentre todas, a preferida foi a exibição em tempo real dos jogos de futebol na internet.
O que é streaming?
Para entender o impacto do desembarque do DAZN no Brasil, é preciso saber como a tecnologia usada – o streaming – funciona. Segundo o LifeWire, o termo resume o ato de entregar conteúdo, normalmente de áudio e vídeo, para computadores e aparelhos móveis pela internet.
Repare que isso é exatamente o que já fazemos há anos. O exemplo mais claro de transmissão por streaming é a visualização de filmes e vídeos no Netflix. Ou ainda ouvir músicas no Spotify. Ambas as situações funcionam com a mesma tecnologia do DAZN.
No entanto, é bom saber que o streaming não é a mesma coisa que download. A principal diferença é que o primeiro não exige que você baixe o arquivo por completo para consumi-lo. Outro ponto distinto é a possibilidade de visualizar o conteúdo ao vivo, algo muito importante para o DAZN.
O que é o DAZN?
O DAZN é uma plataforma digital que oferece transmissão via streaming de eventos exclusivamente esportivos. Lembra do exemplo da Netflix? Pois o DAZN seria a mesma coisa, mas para o esporte, em especial o futebol.
A empresa nasceu em Londres, em 2015, e já está presente em países como Alemanha, Áustria, Suíça, Canadá, Itália, Estados Unidos e Japão. Depois de algum tempo de negociação, o Brasil passou a integrar essa lista. Bom, isso a partir da primeira metade de 2019.
É bem simples entender como funciona o DAZN. Para isso, basta lembrar da Netflix. O acesso aos jogos e demais conteúdos é feito mediante um cadastro e pagamento da mensalidade. Com ambos realizados, basta efetuar login e procurar pelo conteúdo desejado.
A principal vantagem da plataforma, além da praticidade e liberdade da TV, é o acesso a conteúdos exclusivos. Como há jogos que a TV não possui (ou possui, mas não transmite por algum motivo), o DAZN passa a funcionar como alternativa.
O DAZN no Brasil
Conforme revela o próprio site do DAZN, a plataforma está disponível no Brasil desde março de 2019. No entanto, alguns jogos começaram a ser exibidos gratuitamente em 2018. A transmissão é feita no Facebook e no canal da empresa no Youtube.
Para a empresa, 2019 começou com a confirmação da transmissão de diversos campeonatos. São eles: Copa Sulamericana, Brasileirão Serie C, Premier League, Italiano A e B, Ligue 1 e 2, Copa da Itália e Supercopa da Itália.
O sucesso do DAZN na Itália
Se por aqui os torcedores ainda precisam se acostumar com o novo modo de assistir ao jogos, na Itália o DAZN já caiu no gosto do povo. Por lá, a plataforma foi a solução encontrada para um impasse similar ao vivido no Brasil. Alguns jornalistas chegaram a dizer que seria um absurdo ter que pagar para ver algo que sempre foi de graça.
Entretanto, bastou o campeonato italiano começar para a moda pegar. Para isso acontecer, além da programação trazer o que o povo mais queria (futebol), o DAZN se reforçou com profissionais e ex-jogadores de grande clamor popular. É bem verdade que o Serie A Pass, concorrente direto da plataforma inglesa, tentou ocupar o espaço. Tanto dentro quanto fora da Itália. Porém, isso não aconteceu.
Em entrevista à Reuters, o CEO da empresa, James Rushton, revelou que o investimento foi pesadíssimo para conseguir a exclusividade do torneio. “Queremos de 3 a 5 milhões de clientes na Itália. Investimos 200 milhões de euros pelos direitos da temporada, serão 600 em três anos. Compramos também os direitos da Serie B e continuaremos a investir nos grandes conteúdos”, disse o empresário.
Para reforçar ainda mais, a empresa foi atrás da apresentadora italiana Diletta Leotta. Conhecida em toda a Itália, a jornalista ficou famosa por apresentar um programa esportivo sobre a Serie B. Com mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, ela é a principal garota-propaganda da plataforma.
Além dela, ex-jogadores como Camoranesi e Shevchenko completam o time de repórteres, fazendo aparições antes e depois de cada partida. Eles também são responsáveis por comentar e debater alguns jogos ao longo da programação.
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Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.