Uma das definições mais importantes do campeonato italiano já foi apresentada na última rodada: o rebaixamento da Sampdoria, dona da pior campanha dentre os 20 clubes. No entanto, há um motivo bem especial para acompanhar de perto o duelo que fecha a rodada 35 da Serie A nesta segunda-feira, 15 de maio. Sampdoria e Empoli se enfrentam às 15h45 (horário de Brasília), no estádio Luigi Ferraris.
O motivo inicial é o primeiro encontro da Samp com seus torcedores desde o desastre confirmado. Sempre apoiadora do clube mesmo fora de casa, a torcida viu o rebaixamento ser carimbado após derrota por 2×0 para a Udinese fora de casa, na rodada 34.
No jogo contra o Torino no Marassi, aliás, torcedores e jogadores se uniram num movimento parecido e bem próximo de uma faixa que dizia “Tirem as mãos da Sampdoria”. Mas por que isso?
A explicação está no segundo motivo. Embora seja trágico o rebaixamento para a Serie B, o clube de Gênova corre risco de selar um destino ainda pior. Isso porque, conforme o revelado em longo comunicado publicado pela própria Samp, o time corre risco de falir e simplesmente desaparecer.
De acordo com a nota, o conselho administrativo tem reuniões agendadas para os dias 26 e 29 de maio de 2023 para encontrar meios de entrar em conformidade financeira e garantir inscrição na próxima temporada do campeonato italiano, mesmo que seja na B. Caso não haja sucesso, a saída pode ser aquela já trilhada por diversos clubes: falência, seguida de refundação e inscrição na Serie D.
Confira trechos importantes da nota publicada pela Sampdoria:
Caros Sampdorianos,
Lamentamos profundamente não termos conseguido atingir todos juntos o objetivo a que nos propusemos no início do campeonato, apesar do apoio incansável e caloroso de todos vocês em todos os lugares e circunstâncias.
A partir de hoje, sentimos que é nosso dever revelar as ações que a diretoria empreendeu e pretende realizar para aquele que consideramos ser o jogo mais importante da história do nosso clube.
Depois de reconhecer que as negociações para a venda do clube não tiveram um desfecho positivo e que não era possível prosseguir com o aumento de capital da empresa, a diretoria iniciou o procedimento para a resolução negociada da crise.
Durante este procedimento foi necessário verificar a compatibilidade e limites de aplicabilidade do Código de Crise com a legislação do setor, e esta verificação encontrou uma resposta definitiva nas recentes alterações ao NOIF (Regulamento Federal de Organização Interna) que esclareceu quais ferramentas de solução da crise pode ser usado para manter o título esportivo.
O trabalho desenvolvido com o advogado especialista, Bissocoli, e os assessores financeiro e jurídico foi particularmente exigente e profícuo na identificação de um processo de reestruturação societária que permitisse – se concretizado – sair da atual situação de crise com dívida reduzida, reestruturada e sustentável, respeitando a regras estabelecidas pelo NOIF para a manutenção do título esportivo.
O Conselho implementará todos os atos e iniciativas que o Código de Crise reserva à competência do órgão administrativo, a fim de superar a difícil situação e proteger os funcionários, membros e todas as partes interessadas, a fim de dar substância ao processo de reestruturação, o próprio CA convocou a assembleia geral para os dias 26 e 29 de maio de 2023 para deliberar sobre as necessárias operações de capital social, de forma a respeitar os prazos federais tendo em vista as próximas inscrições para o campeonato.
Na ausência de solução compatível com os próximos prazos federais, o Conselho poderá apenas reconhecer a impossibilidade de efetivar o processo de reestruturação. Estamos convencidos de que a Sampdoria constitui uma realidade histórica e importante no cenário futebolístico internacional que deve ser absolutamente preservada e protegida com todos os esforços: com a união, apoio e atenção de todos conseguiremos atingir este objetivo fundamental
Nota da Sampdoria
Veja como está a classificação da Serie A
Histórico de Sampdoria x Empoli
Os últimos jogos da Sampdoria foram:
- Udinese 2×0 Sampdoria
- Sampdoria 0x2 Torino
- Fiorentina 5×0 Sampdoria
- Sampdoria 1×1 Spezia
- Lecce 1×1 Sampdoria
Os últimos jogos do Empoli foram:
- Empoli 2×1 Salernitana
- Empoli 3×1 Bologna
- Sassuolo 2×1 Empoli
- Empoli 0x3 Inter
- Cremonese 1×0 Empoli
Os últimos jogos entre Sampdoria e Empoli foram:
- Empoli 1×0 Sampdoria – 16/01/2023
- Sampdoria 2×0 Empoli – 19/02/2022
- Empoli 0x3 Sampdoria – 19/09/2021
- Sampdoria 1×2 Empoli – 12/05/2019
- Empoli 2×4 Sampdoria – 22/12/2018
Contando apenas jogos de Serie A entre Sampdoria e Empoli, foram:
- 13 vitórias da Sampdoria
- 7 vitórias do Empoli
- 7 empates
Onde assistir Sampdoria x Empoli ao vivo?
A transmissão do campeonato italiano no Brasil premia o torcedor daqui com a exibição de absolutamente todos os jogos da temporada. O torneio está nas mãos do Grupo Disney, que tem duas formas principais de entregar as partidas com imagens: na TV a cabo ou no streaming.
O sistema é simples: todos os duelos passam no streaming e alguns aparecem simultaneamente na televisão fechada.
No caso de Sampdoria x Empoli, a opção única será mesmo o Star+.
Aproveite para receber alertas das transmissões do italiano. Siga o Golazzo no Instagram. Sempre postamos a programação nos stories, com os canais para assistir a todos os jogos.
Prováveis escalações Sampdoria x Empoli
Provável formação Sampdoria (3-4-1-2): Ravaglia; Gunter, Nuytinck, Amione; Zanoli, Winks, Cuisance, Augello; Djuricic; Gabbiadini, Quagliarella
Treinador: Stankovic
Provável formação Empoli (4-3-1-2): Vicario; Ebuhei, Walukiewicz, Luperto, Parisi; Akpa Akpro, Marin, Bandinelli; Henderson; Caputo, Cambiaghi
Treinador: Zanetti
Ficha técnica Sampdoria x Empoli
Jogo: Sampdoria x Empoli
Data: 15 de maio de 2023
Horário: Segunda, 15h45 (horário de Brasília)
Competição: Campeonato italiano 2022-2023
Onde assistir? Star+
O Golazzo também tem um canal no Youtube! Por lá estão disponíveis entrevistas com jogadores do campeonato italiano e muito mais. Faça sua inscrição!
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.