Por que a Serie A está guardando as bolas dos gols marcados no campeonato italiano?

por que bolas campeonato italiano estão sendo guardadas
(Reprodução / Star+)

Algo bem peculiar aconteceu (ou começou) no primeiro jogo das semifinais da Copa Itália 2022-2023 . Assim que a Juventus abriu o placar contra a Inter, em mais uma edição do Derby D’Italia, um dos maiores clássicos do futebol italiano, as cenas registradas na transmissão focaram quase imediatamente na celebração de Juan Cuadrado, autor do gol. O colombiano fez uma incomum combinação de gestos de agradecimento religioso, seguido de uma dança quase impossível de ser descrita.

Porém, logo na sequência as câmeras cortaram para outro ângulo, focando fora das quatro linhas, mais precisamente na metade do campo, próximo da área da tela do VAR. Ali, um membro da comissão de arbitragem depositou a bola numa sacola, que acabou selada com a ajuda de uma terceira pessoa.

Durante a transmissão do derby, que já estava nos minutos finais e ainda acabaria tendo outro momento de emoção com gol de empate nerazzurro, não houve tempo ou oportunidade para apresentação de alguma explicação.

Aos que pensavam se tratar de alguma ação pontual na Copa Itália, um belo de um engano. Assim que começaram a sair os primeiros gols da rodada 29 do campeonato italiano, realizada em meio ao feriado de Páscoa, o ato de “guardar a bola do gol” se repetiu em quase todas as partidas. Tão cedo o placar era aberto e o próprio árbitro corria para tirar a redonda das redes e entregá-la a uma espécie de comissão responsável pela separação e acomodação do objeto.




Por que as bolas do campeonato italiano estão sendo guardadas?




Bem, um dos meios para entender o motivo é simplesmente reparar na sacola utilizada para guardas as bolas. Não à toa as imagens destacaram o logotipo e o nome da marca da Socios.com, uma empresa parceira da Serie A, que utiliza blockchain para “monetizar a base de torcedores”.

A ação nada mais é do que uma iniciativa de ambas as entidades em conjunto para recolher as bolas dos gols marcados para leiloá-las posteriormente.

Tudo começou na Supercopa da Itália de 2023. Na ocasião, a Inter bateu o Milan por 3×0 e assegurou a primeira taça italiana da temporada. Da mesma forma como está em andamento agora, foram recolhidas as bolas dos três gols da partida para que os torcedores pudessem resgatá-las depois, conforme explica a própria empresa.

No campeonato italiano, todavia, a divulgação da ação é um pouco diferente. A ideia é poder guardar lembranças de gols anotados por cada uma das 20 equipes da Serie A, o que já explica a possível repetição do ato por mais jogos ou até mesmo rodadas. A empresa lembra a possibilidade de um torcedor arrematar a bola do gol marcado por um time em particular ou um jogador ou ainda como lembrança de um evento específico do campeonato.







Comentários

Comentários