Ex-jogadores da Azzura, Rômulo e Eder não se firmam em seus clubes no Brasil

Romulo Cruzeiro - italo brasileiros no campeonato brasileiro
Romulo com a camisa do Cruzeiro (Divulgação/Bruno Haddad)

Jogadores brasileiros que se naturalizam italianos têm virado tradição nos últimos tempos. Só no título da última Euro, por exemplo, foram três: Jorginho, Emerson Palmieri e Rafael Toloi. Outros nomes como João Pedro e Luiz Felipe, recentemente convocados por Roberto Mancini para defender a Azzurra, também engrossam a lista.

Outros dois jogadores que fazem parte desse time ítalo-brasileiro são o lateral e volante Rômulo e o atacante Eder, que têm bastante em comum. Após relativo sucesso atuando em clubes grandes da Itália, ambos resolveram voltar a seu país natal, e pode-se dizer que nenhum dos dois teve o sucesso que se imaginava em suas contratações.



Rômulo: pouco aproveitado no Cruzeiro



Romulo Cruzeiro - italo brasileiros no campeonato brasileiro
Romulo com a camisa do Cruzeiro (Divulgação/Bruno Haddad)

Após mais de 10 anos jogando no futebol italiano, com passagens por Fiorentina, Hellas Verona, Juventus, Genoa, Lazio e Brescia, o lateral-direito e volante Rômulo voltou ao futebol brasileiro em janeiro do ano passado para defender o Cruzeiro, clube pelo qual já havia jogado em 2010.

Apesar de uma chegada cercada de expectativa, o jogador jamais conseguiu se firmar no clube mineiro, que hoje disputa a segunda divisão nacional, e esteve envolvido em especulações sobre sua transferência – inclusive para o São Paulo. Porém, ele permanece na Raposa.

Se hoje o Cruzeiro é apontado em sites como Midnite entre os maiores favoritos ao título da Série B, incluindo uma chance de vitória de mais de 70% diante da Ponte Preta, a verdade é que Romulo tem muito pouco impacto nisso. Isso porque o jogador de 35 anos é reserva da equipe de Paulo Pezzolano e disputou apenas 5 das 12 partidas até aqui na competição, sendo 3 como titular.

No entanto, mesmo sendo pouco aproveitado, Rômulo tem se mostrado focado no principal objetivo, que é devolver o clube à primeira divisão após três anos na Série B. “Estamos em uma crescente muito boa. O time está cada vez mais entrosado e conseguindo dar bons resultados. Fico feliz por poder contribuir, seja começando jogando ou não. Estou aqui para ajudar o Cruzeiro e vou fazer isso da melhor forma possível”, disse o atleta, que é considerado um dos líderes do elenco.

Apesar de não ter um grande histórico com a camisa da Azzurra, Rômulo chegou a ser convocado para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. No entanto, uma lesão impediu o jogador de integrar a equipe comandada por Cesare Prandelli – a última da Itália a disputar um Mundial.



Eder: mais baixos que altos no São Paulo



Eder São Paulo - italo brasileiros no campeonato brasileiro
Eder com a camisa tricolor (Divulgação/Rubens Chiri)

Se Rômulo não teve muita chance na seleção italiana, o mesmo não se pode dizer de Eder. Após uma passagem de muito sucesso pelo futebol da Bota, sobretudo na Sampdoria, clube que defendeu entre 2012 e 2016, o atacante entrou no radar de Antonio Conte, então técnico da Azzurra. Ele integrou a equipe que disputou a Euro 2016, marcando, inclusive, o gol da vitória por 1 a 0 contra a Suécia, na fase de grupos. Ao todo, foram 26 jogos e 6 gols pela seleção nacional.

Em 2021, após uma boa passagem pelo futebol chinês, Eder foi sondado pelo São Paulo e acertou sua volta ao Brasil depois de mais de 15 anos. Contratado para ser titular absoluto, a verdade é que o atacante não se firmou sob o comando do então treinador Hernán Crespo, sobretudo por conta de problemas físicos. Campeão paulista com o Tricolor, ele marcou apenas 1 gol na campanha.

Os poucos gols também afastaram o atleta da titularidade durante o Brasileirão. Sem espaço, Eder chegou a ter seu nome ventilado em outros clubes, mas optou por permanecer no Tricolor, o que se mostrou uma decisão acertada, já que ele ganhou espaço em 2022 sob o comando de Rogério Ceni e chegou a ser capitão do time.

Apesar disso, Eder voltou a perder espaço no Brasileirão, já que Luciano vem começando a maioria das partidas ao lado do artilheiro Calleri. No Brasileirão, o atacante ítalo-brasileiro marcou apenas 1 gol até aqui. Ele tem contrato com o clube até dezembro desse ano e ainda não há conversas para uma renovação de vínculo.

Vale lembrar que Eder não é o único brasileiro naturalizado italiano no elenco do São Paulo. Há poucos meses, o clube paulista acertou o empréstimo do meia-atacante André Anderson, que pertence à Lazio. O jovem de 22 anos fez poucos jogos como titular e vem se apresentando como opção de segundo tempo para o técnico Rogério Ceni, que já declarou que o jogador ainda precisa melhorar na parte tática.

Comentários

Comentários