Campeonato italiano 2022-2023 agenda sorteio e mantém regra do calendário assimétrico

SORTEIO CAMPEONATO ITALIANO 2022-2023
Detalhes da temporada saem nesta semana (Golazzo)

Cada vez mais detalhes são revelados e, pouco pouco, nos aproximamos do campeonato italiano 2022-2023. Diante de uma temporada que afetará bastante o dia a dia das equipes, a liga agendou para sexta-feira, 24 de junho, a realização dos sorteios das rodadas e ordem dos jogos de todo o calendário.

Um dado importante já é público e não precisa aguardar a cerimônia: o início. A Serie A 2022-2023 começa no final de semana de 12 a 14 de agosto. O período antecede o tradicional feriado italiano de Ferragosto e já apresenta a primeira grande mudança: a bola rolará pela primeira vez com uma semana de antecedência, uma das alterações sensíveis em razão da parada para a Copa do Mundo, em dezembro.

Também já conhecemos a data do capítulo final. A última rodada do campeonato italiano 2022-2023 acontece em 3 e 4 de junho de 2023.

Outro ponto importante são as pausas para jogos da Azzurra e rodadas que acontecem em meio de semana. Serão duas paralizações para duelos da Itália (em Nations League) e os times precisarão entrar em campo fora do habitual final de semana em 4 oportunidades. Embora longe de ser novidade no Brasileirão, no campeonato italiano há enorme preocupação com a sequência de jogos em meio de semana, o que claramente será um entrave, especialmente lembrando mais uma vez da pausa para a Copa do Mundo (calendário mais apertado, sobretudo no começo).

Por fim, a próxima temporada da Serie A repetirá a regra do calendário assimétrico. Quem acompanhou de perto o torneio passado reparou que a ordem dos enfrentamentos não foi a mesma em turno e returno. Para o sorteio do dia 24 de junho, essa metodologia será mantida. Ou seja, o duelo que abre o turno pode acontecer somente no final do returno.





Comentários

Comentários