Retrospectiva 2021: relembre as mais lidas do Golazzo no ano

retrospectiva 2021 mais lidas do golazzo
A retrospectiva com os artigos mais acessados pelos leitores do Golazzo (Golazzo)

Chegamos ao último dia do ano e está na hora da retrospectiva 2021 do Golazzo! Ao longo de 12 meses, o blog que é fonte de calcio, entre notícias diárias sobre o futebol italiano, indo da Serie D à Serie A e passando pela Azzurra, atingiu mais de meio milhão de visualizações de páginas.

Dado o tradicional calendário europeu, 2021 representou o encerramento de uma temporada e o início de outra. No meio disso tudo, tivemos a retomada do prestígio da seleção italiana com o título da Euro 2020 (que foi adiada para este ano), mas com um réveillon um pouco preocupante pensando em Copa do Mundo.

Diante de tudo isso, preparamos uma retrospectiva com as notícias e artigos mais visualizados pelos leitores do Golazzo! Confira os momentos que marcaram o nosso 2021:




Instagram campeonato italiano



10 – Títulos da seleção italiana: anos, torneios e história das taças

títulos da seleção italiana - euro 2020
Bonucci e Chiellini com a taça da Euro 2020 (Reprodução / Youtube UEFA)

A Itália abriu 2021 com a missão de recuperar seu prestígio. Comandada por Roberto Mancini, a Azzurra tinha três compromissos principais no ano: EURO 2020, UEFA Nations League e Eliminatórias da Copa do Mundo 2022.

Talvez nem o mais otimista esperasse que, depois de ficar fora do mundial em 2018, a Itália conseguisse conquistar o título da Eurocopa, renovando, portanto, o seu albo d’oro com mais uma taça.




9 – Mascotes dos times italianos: lista e origens

Mascotes do campeonato italiano - Catania Elefante
O elefante, mascote do Catania (Reprodução / Facebook Catania)

A exemplo do que acontece no Brasil, o futebol italiano também defende a tradição de eleger mascotes como representantes dos clubes.

O mais comum por lá é fazer uso do animal que já aparece nos escudos como um símbolo (e até apelido) do time. Porém, há casos bem icônicos, como o Hellas Verona, que simplesmente personificou uma escada e ainda a batizou de Zeno.




8 – Quando começa o campeonato italiano 2021-2022; datas importantes

quando começa o campeonato italiano 2021-2022
Confira as datas importantes da próxima temporada do campeonato italiano (Reprodução / Instagram Inter)

Tradicionalmente, lá pelos meados de julho, o Golazzo repercute com destaque o dia que marca o início da próxima temporada do campeonato italiano, com antecipação das primeiras rodadas e aviso sobre as pausas programadas. O artigo apareceu dentre os mais acessados em 2021.




7 – Quais são os times da Serie A 2021-2022?

times do campeonato italiano 2021-2022

Outra tradição do Golazzo é lembrar quais serão os times que vão disputar a próxima temporada do campeonato italiano. Pode parecer meio óbvio, mas não é.

O motivo é que os 20 clubes que integram a Serie A são determinados somente ao final dos playoffs da Serie B. O último que garantiu presença na primeira divisão foi o Venezia, campeão do minitorneio de pós-temporada.




6 – Quantos títulos tem a Juventus?

Títulos da Juventus
Jogadores celebrando o 9º scudetto seguido da Juve (Reprodução / Facebook Juventus)

A Juventus é a maior campeã italiana. Seja de scudetto, de Copa Itália e até Supercopa da Itália, a vecchia signora está no topo do ranking de taças.

De tempos em tempos, os torcedores bianconeri (e também rivais) relembram absolutamente todas as taças do clube neste artigo do Golazzo, que passa por todas elas, com datas e eventos marcantes.




5 – Os maiores clássicos do campeonato italiano

derbys clássicos do campeonato italiano
O jogo Inter x Juve é considerado por muitos o maior clássico do campeonato italiano (Reprodução / Instagram Inter)

Os clássicos do campeonato italiano são os jogos mais interessantes da temporada. Até mesmo quando eles acontecem na terceira divisão, como o Derby Di Sicilia, (Palermo x Catania), são certeza de duelos marcantes no calendário do futebol italiano.

Por que Juve x Inter se chama Derby D’Italia? Por que Milan x Inter é o Derby Della Madonnina? As respostas para essas e outras perguntas estão no artigo.




4 – Squadra Azzura: entenda o apelido da seleção italiana de futebol

Squadra Azzurra - apelido da seleção italiana
Veja porque a Itália é chamada de Squadra Azzurra (Golazzo)

Tão cedo a Itália conquistou o título da Euro e os leitores do Golazzo começaram a se perguntar: por que a seleção italiana é chamada de Squadra Azzurra?

A explicação passa pelo abandono das cores da bandeira tricolor e a adoção do azzurro (azul), que acabou ganhando a maior representatividade no futebol, mas se espalhou para outros esportes também.




3 – Os maiores campeões do campeonato italiano

Maiores campeões do campeonato italiano
A Inter está dentre os maiores campeões do campeonato italiano (Reprodução / Instagram Inter)

A cada temporada, a lista dos maiores campeões do campeonato italiano se renova, mas não é só isso. O artigo do Golazzo que está na 3ª posição dentre os mais vistos apresenta absolutamente tudo sobre títulos da Serie A.

Há até mesmo a história do primeiro campeão, o Genoa, e também a explicação da regra que determina quem pode estampar uma estrela acima dos escudos.




2 – Seleção italiana: os jogadores chamados na última convocação

Convocação jogadores seleção italiana
O técnico da Itália, Roberto Mancini (Instagram / Roberto Mancini)

Uma das informações mais buscadas no Golazzo é a convocação da seleção italiana.

Dois momentos foram bem marcantes e levaram o artigo para as mais lidas de 2021. Primeiramente, antes da última chamada para a disputa da Euro 2020. Posteriormente, nos últimos jogos da Azzurra no ano, na busca pela ida direta para a Copa do Mundo 2022, que não aconteceu.




1 – A artilharia do campeonato italiano 2020-2021

Artilharia do campeonato italiano 2020-2021
Cristiano Ronaldo, artilheiro da temporada e campeão da Copa Itália (Reprodução / Instagram Cristiano Ronaldo)

O artigo mais lido do Golazzo em 2021 é a artilharia do campeonato italiano 2020-2021. Ou seja, o ranking de gols da temporada passada.

A última janela de transferências fez um belo estrago no calcio. Os negócios fechados acabaram levando embora, entre tantos talentos, os dois artilheiros da última edição: Cristiano Ronaldo (29) e Lukaku (24).




Comentários

Comentários