Dono da Salernitana, Lotito poderá não inscrever time na Serie A do campeonato italiano; entenda

Perto do fim da “temporada regular” da Serie B do campeonato italiano, a Salernitana está próxima e longe do acesso. Afinal, o clube está inserido em um dilema que esbarra em uma das regras de inscrição da Serie A.

No momento, o clube de Salerno rivaliza com o Monza por uma das vagas diretas na elite. Vale lembrar que, na segunda divisão, os dois primeiros da classificação passam direto para a Serie A, enquanto a terceira vaga costuma ser definida via playoffs.

O problema para a Salernitana é que, independente da forma como aconteça (e se acontecer), o acesso não poderá ser concretizado. Tudo porque seu proprietário, Claudio Lotito, é também presidente da Lazio, que já está na primeira divisão.

Quando perguntado sobre o assunto, Gabriele Gravina, presidente da federação italiana, disse à Radio RAI que não haverá possibilidade de inscrição da Salernitana:

É uma regra alinhada com as da UEFA, que não permite a participação em mais de um clube em nível profissional. O presidente Lotito gozou de uma isenção por anos. Todos sabiam o que iria acontecer: felicidades à Salernitana por este objetivo histórico que poderia alcançar, mas as regras são as regras. A situação de controle [de dois times] não pode ser continuada e resultaria na não inscrição no campeonato

Gabriele Gravina, presidente da FIGC, em trecho da entrevista repercutida por Alfredo Pedullà

A temporada 2020-2021 da Serie B já tem o Empoli como campeão. Na tabela, na sequência, aparecem Salernitana (66 pontos) e Monza (64). A última rodada acontece nesta segunda-feira, 10 de maio.

Comentários

Comentários