Cerca de 350 torcidas organizadas de times da Europa assinaram um comunicado no qual revelam o desejo de não retomar o futebol. A informação foi compartilhada pela Gazzetta Dello Sport.
O futebol, a exemplo de todo evento esportivo, foi paralisado em meados de março, o que inclui o campeonato italiano. Agora, fala-se de retomar a Serie A em 13 de junho, contudo, a julgar pelo documento publicado pelas torcidas, isso não deve acontecer de bom grado.
Isso porque, caso os jogos voltem, os portões dos estádios ficarão fechados para torcedores. Do ponto de vista das organizadas, “não há futebol sem torcida. E não pode ser somente uma indústria com empresas controladas pela TV paga. Interesses comerciais e pessoais levarão à morte do futebol”.
O comunicado foi publicado no Twitter e reúne torcidas de diversos times do campeonato italiano, como Atalanta, Bologna, Napoli, Juventus e até times da Serie B.
Ultras d’Europa contro la ripartenza dei campionati a porte chiuse: “Stop football, no football without fans” #STOPFOOTBALL #NOFOOTBALLWITHOUTFANS #footballwithoutfansisnothing #SinAficionadosNoHayFutbol@Pippoevai @WanderersFut @ChiccoParigi @zeropregi @markdoidge @ldv_ldv pic.twitter.com/BLKrG8SLcq
— CommunityFootball.it (@CommFootballit) May 13, 2020
Contudo, de todos eles, o que faz “mais barulho” mesmo é a Curva Nord, da Inter, uma das principais do clube. Em um longo comunicado separado no Facebook L’urlo della Nord, a torcida exige respeito pelo luto dos que morreram e ainda morrem na pandemia de Coronavírus.
A nota emitida ainda faz o alerta pela condição dos atletas, que seriam expostos a um ambiente ainda não 100% seguro. “Os jogadores são seres humanos”, diz a nota.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.