Depois de três anos do anúncio, o novo estádio da Atalanta saiu. Antes conhecido mundialmente como Stadio Atleti Azzurri d’Italia, o empreendimento ressurgiu com o nome de Gewiss Stadium.
Situado em Bergamo, a 60 km do San Siro, o novo estádio da Atalanta atende pelo nome de Gewiss Stadium. Depois de passar muitos anos sendo chamado de Stadio Atleti Azzurri D’Italia, a casa da Atalanta encontrou em uma parceria comercial a saída para reformar parte do antigo estádio e estrear uma nova casa no fim de 2019.
É bem verdade que, embora a reabertura tenha acontecido, a reforma não está concluída. O próprio site da Atalanta exibe fotos da fachada do estádio com o novo nome e uma estrutura bem bonita. Entretanto, a materialização do que se vê nas imagens deverá ser concluída em 2021.
Mesmo assim, do que se conhecia lá em 1928, muita coisa mudou, da acomodação e capacidade para abrir torcedores às clássicas “curvas”. O estádio já recebeu até jogos da seleção italiana e, mais recentemente, confrontos de Europa League e Champions League.
Aliás, mesmo diante da expansão da capacidade, o novo estádio da Atalanta não foi o escolhido para receber os jogos do time na Champions League 2019-2020. Por exemplo, nos jogos das oitavas, Milan e Inter cederam o uso do San Siro contra o Valência.
Além da Atalanta, outros times do campeonato italiano também embarcaram na onda e anunciaram novos estádios. Ou, pelo menos, a reforma dos atuais. Os outros times com anúncios já feitos são Roma e Bologna.
A cronologia do novo estádio da Atalanta
Inauguração do Brumana
Há história esportiva antes de 1928, porém foi nesse ano que a primeira versão do estádio da Atalanta realmente começou a hospedar jogos de futebol. Batizado com o nome de um militante fascista, Mario Brumana, sua capacidade era de 12 mil torcedores.
Do “nascimento” à “morte”, o estádio Brumana esteve envolto por guerras. A primeira acabou inspirando o batismo e a segunda acabou forçando uma renomeação. Porém, mesmo com a polêmica do nome que homenageava um fascista, o pós-Segunda Guerra Mundial foi marcado pelos inícios dos trabalhos de reforma.
Seu próximo nome, o Atleti Azzurri d’Italia seria oficialmente apresentado ao mundo somente na década de 80, quando a Atalanta chegou à elite do futebol italiano.
O estádio Atleti Azzurri d’Italia
O ano de inauguração do estádio Atleti Azzurri d’Italia como conhecíamos há até pouco tempo é 1994. Apesar de toda a polêmica no pós-guerra, foi somente na década de 90 que o espaço abandonou o nome facscista no passado. Em italiano, se lê “Atletas Azzurri da Itália”. Igualmente nacionalista, mas sem a referência problemática.
Todavia, antes disso, em 1984, o estádio passou pela primeira grande reforma. O momento do time no campeonato italiano impulsionou a ampliação da capacidade para 24 mil torcedores. A mesma que se mantém até hoje, mesmo com o recente reparo da empresa italiana Gewiss.
Gewiss Stadium
No final de 2019, a Atalanta concluiu a primeira parte de uma reforma que foi projetada em 2015 e iniciada em 2017. No período, o time chegou a mandar seus jogos em outros estádios, mas iniciou o importante ano de 2020 já de volta à sua casa.
Os jogos da fase de grupo já aconteceram no agora chamado Gewiss Stadium. O estádio, que apesar do nome não tem a mesma cara de arena moderna, foi rebatizado como resultado de acordo comercial com a empresa Gewiss. A companhia ganhou direto aos naming rights.
O estádio foi reinaugurado na vitória dos donos da casa por 3×1 sobre o Lecce. No dia, os torcedores viram uma nova Curva Nord, isto é, a arquibancada do gol norte, além de novas catracas no acesso ao empreendimento.
Para os próximos passos, o diretor esportivo da Atalanta, Roberto Spagnolo, revelou que a ideia é aguardar o fim da temporada para retomar os trabalhos. As obras vão incluir a reforma da Curva Sud e de uma das tribunas.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.