Além do dinheiro, há uma alternativa muito melhor para fãs do futebol para salvar o futuro do campeonato italiano: os jovens jogadores. E, por mais que não pareça, há uma porção deles jogando na Serie A e na Serie B. Alguns com tamanho talento que já vestem as camisas das seleções principais.
No passado, que agora já podemos dizer que é distante, tivemos uma geração de jovens como Buffon, Totti, Del Piero, Nesta, Cannavaro, entre outros. Demorou, é verdade, mas o fruto da união deles veio. Em 2006, a Itália venceu a Copa do Mundo com a última seleção que deu gosto de ver.
Atualmente, no entanto, a Azzurra não está nem perto disso. A transição da geração de Buffon para a atual – se é que ela existe – está bem problemática. Apesar disso, o horizonte pode reservar algumas surpresas, que têm nome, sobrenome e (pouca) idade.
Para essas joias, o desafio é cumprir papel que alguns nomes de peso não conseguiram. Jogadores como Insigne, Verratti, Balotelli e Donnarumma estão longe de serem fracos. Mesmo assim, estão igualmente distantes da expectativa que causaram ao surgirem para o futebol.
É por isso que uma nova geração surge e enche de esperanças o peito do torcedor italiano. Os principais deles estão aqui:
Sandro Tonali
O formato do rosto, a altura, o cabelo e o fato de preferir jogar à frente da defesa tornam a comparação inevitável. Sandro Tonali já é chamado de “o novo Pirlo” há bastante tempo.
O jovem jogador do Brescia vai além nas comparações com o eterno 21 da Itália. A elegância incomum para um volante que joga tão próximo da zaga encantou até mesmo Mancini, técnico da Itália. Tanto que ele já foi convocado para a seleção principal.
Absolutamente todos os times grandes da Itália já demonstraram interesse em Tonali.
Data de nascimento: 8 de maio de 2000
Idade: 18 anos
Nacionalidade: Italiano
Clube atual: Brescia
Valor de mercado segundo TransferMarkt: 7 milhões de euros
Sofian Kiyine
Quem já dedicou alguns dias a assistir ao campeonato italiano, mais precisamente a Serie B, sabe como as jogadas duras são frequentes. Mesmo assim, Sofian Kiyine sempre arrumou espaço para brilhar com dribles.
Nascido na Bélgia, mas com nacionalidade marroquina, o meia é extremamente habilidoso. Na temporada passada, ele penou, apanhou, mas se destacou com a camisa da Salernitana, onde estava emprestado.
Data de nascimento: 2 de outubro de 1997
Idade: 21 anos
Nacionalidade: Marroquino
Clube atual: Chievo Verona
Valor de mercado segundo TransferMarkt: 1,5 milhões de euros
Nicoló Barella
O nome de Nicoló Barella está no centro do mercado de transferências 2019. Tamanho é o interesse pelo meio-campo do Cagliari que há buscas no Google com o seu nome ao lado de times como Chelsea e Liverpool.
Nem é preciso falar que os grandes da Itália também estão de olho no atleta. Dentre os times, o Napoli parece ser o mais disposto a brigar pela joia com o Chelsea.
Me comparam com Nainggolan? Que belo! Nos parecemos porque em campo damos sempre 100%. Espero seguir seus passos, mas tenho tanto a aprender para alcançar aquele nível
Barella aos microfones do SkySports
Data de nascimento: 7 de fevereiro de 1997
Idade: 21 anos
Nacionalidade:Italiano
Clube atual: Cagliari
Valor de mercado segundo TransferMarkt: 30 milhões de euros
Moise Kean
Moise Kean encabeça uma revolução que começou com Mario Balotelli. A Itália passa cada vez mais a ter jogadores negros em sua seleção. Embora o racismo se mostre rodada após rodada.
Nascido em Vercelli, o jogador de apenas 18 anos já faz parte do elenco principal da Juve. E Também já foi convocado por Mancini para a Azzurra.
Antes disso, estava emprestado ao Hellas Verona. Agora, ainda que a concorrência esteja pesada, a expectativa é que ele fique no time bianconero.
Data de nascimento: 28 de fevereiro de 2000
Idade: 18 anos
Nacionalidade: Italiano
Clube atual: Juventus
Valor de mercado segundo TransferMarkt: 15 milhões de euros
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.