Entenda os critérios de desempate do campeonato italiano

Critérios de desempate do campeonato italiano

Sabia que um título de Serie A pode ser decidido em um sorteio? Isso é surpresa, mas também uma verdade, graças aos critérios de desempate do campeonato italiano!

Ao olharmos as tabelas de classificação da Serie A e da Serie B, é comum passarmos batido por critérios muito específicos. Especialmente aqueles que vão além de pontos, vitórias e saldo de gols.

Essas particularidades, todavia, merecem atenção em fase final de temporada.  Período esse que define o título, as vagas para Champions League e Europa League, e rebaixamento para Serie B e promoção para Serie A.

Em todos esses casos, o que tem mais peso é a pontuação. De forma bem lógica: quem tem mais pontos, vence, fica, supera e se classifica, seja qual for a situação. As singularidades começam a partir daí, quando são convocados os outros critérios de desempate do campeonato italiano, após igualdade de pontos.

A grande diferença da liga italiana para as outras é a valorização dos confrontos diretos. Neles, pontos e gols somados nos jogos que envolvem os times empatados em pontos tomam grande valor

Critérios de desempate do campeonato italiano: ordem de importância

A essa altura, você já percebeu que vencer o rival que briga pela mesma posição é um ótimo negócio. Não somente isso: elevar a diferença de gols nas duas partidas cria um cenário ainda mais positivo.

Antes de chegarmos ao sorteio, algo que soa até um tanto quanto bizarro, há critérios “mais sérios”.  Para matar qualquer dúvida, se dois times tiverem a mesma pontuação, o que acontece é o seguinte:

1º critério: pontuação nos confrontos diretos

2º critério: saldo de gols nos confrontos diretos (gols fora não valem o dobro)

3º critério: saldo de gols no campeonato

4º critério: maior número de gols marcados no campeonato

5º critério: sorteio

 

Comentários

Comentários

Top