O Conselho Federal da FIGC (Federação Italiana de Futebol) incluiu na pauta da sua última reunião, realizada nesta segunda-feira, 24 de julho, o impasse sobre a inscrição dos 20 times no campeonato italiano Serie B 2023-2024. Com previsão de início para o final de semana de 19 de agosto, o torneio sequer tem a definição da lista completa de participantes.
Diante de uma enorme novela que segue viva nos tribunais, o mais novo episódio saiu por meio das palavras de Gabriele Gravina, presidente da federação. Segundo dito no conselho, a próxima edição da segunda divisão italiana será formada pelos 18 clubes já inscritos, além de Perugia e Brescia. O comunicado acaba reforçando a possível exclusão de Reggina e Lecco, clubes que originalmente teriam direito à participação.
No entanto, conforme lembra a Gazzetta, o cenário atual não é permanente, tampouco garantido. As equipes que seguem de fora já emitiram comunicados que irão recorrer até as últimas instâncias e órgãos, o que significa envolver o TAR e o Conselho de Estado, que deve operar com o limite de 29 de agosto para emissão de decisão, mais de uma semana depois do começo previsto para a Serie B 2023-2024.
Segundo Gravina, a próxima temporada não deverá repetir o mesmo imbróglio. Um dos entraves, segundo ele, se explica pelo prazo de inscrição para a temporada seguinte dos campeonatos – no “caos” atual, dois clubes perderam o prazo original.
Todos os anos, devido a hipotéticas readmissões e repescagens, todo o sistema congela. Temos que dizer chega. A partir do ano que vem anteciparemos os prazos de inscrição para os campeonatos. Não procedemos à integração dos times [Perugia e Brescia] enquanto aguardamos as decisões da justiça.
Gabriele Gravina, presidente da federação italiana
Entenda o caos da Serie B 2023-2024
Após a finalização da temporada 2022-2023, foram rebaixados para a Serie C:
- Benevento
- SPAL
- Perugia
- Brescia
E foram promovidos para a Serie B:
- Feralpisalò
- Catanzaro
- Reggiana
- Lecco
Desde a confirmação de promoções e quedas, apenas 18 times concluíram a inscrição na temporada seguinte. Dois deles, Reggina (que já estava na segundona) e Lecco (que subiu) perderam o prazo original. Tal acontecimento acabou resultando na aspiração de Perugia e Brescia às vagas, ainda que tenham sido rebaixados.
A linha do tempo é a seguinte:
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.