Caos no campeonato italiano Serie B: recursos de Reggina e Perugia podem até adiar torneio

caos campeonato italiano serie b inscrições
(Divulgação)

O campeonato italiano Serie B 2023-2024 vive um caos talvez sem comparação. O torneio já até sorteou o calendário da próxima temporada, cujo início está marcado para o final de semana de 19 de agosto, mas isso pode mudar em razão da batalha que segue gerando novos acontecimentos nos tribunais.

Tudo gira em torno dos 20 clubes eleitos para a competição. Após conclusão dos rebaixamentos e promoções nas três divisões do futebol italiano profissional, todos os times devem cumprir as exigências e realizar a inscrição na edição seguinte da segunda divisão dentro do prazo. Dos 20, apenas 2 foram barrados pelos órgãos fiscalizadores: Lecco e Reggina.

O Lecco, que chegou a reverter a situação, foi o último a subir da Serie C no ciclo passado. No entanto, o registro na Serie B não foi permitido em razão do seu estádio, o Rigamonti-Ceppi. Por causa de capacidade, acesso e iluminação, a equipe perdeu o prazo oficial e, por certo tempo, ficou de fora do campeonato. A questão do “por certo tempo” se explica porque os Blucelesti acabaram conquistando a reversão da decisão e finalmente celebraram a presença na Serie B. Mas isso mudou.

Já a Reggina vem enfrentando punições por pendências financeiras (salários e impostos) desde a segunda divisão de 2022-2023 – o clube chegou a perder pontos diretamente na tabela de classificação. No entanto, a temporada acabou e, ao tentar executar a inscrição na edição seguinte, os representantes da Calábria foram simplesmente proibidos. Na tentativa de indicar transparência e ausência de qualquer problema financeiro, a Reggina vendeu 100% de suas ações para uma empresa inglesa. O resultado não surtiu efeito.

Diante do cenário, diversos clubes foram ao Collegio di Garanzia, mesmo órgão procurado pela Juventus durante as punições de pontos na Serie A, na tentativa de apresentar novos recursos para reaver o direito de participar do campeonato italiano Serie B 2023-2024. Os pedidos acabaram vindo da dupla citada, mas também de outros, sobretudo daqueles que foram rebaixados para a Serie C. Para estes, diante do impasse e da perda do prazo por parte de Reggina e Lecco, o direito de inscrição deveria ser transferido para eles, cancelando, portanto, os respectivos rebaixamentos.




Recurso da Reggina




Conforme dito, a Reggina perdeu o prazo original para a inscrição no campeonato italiano Serie B 2023-2024. O último recurso foi levado ao Collegio di Garanzia do CONI (Comitê Olímpico Italiano) e acabou reprovado. Ou seja, a Reggina segue proibida de se registrar na próxima segunda divisão italiana.

Porém, conforme comunicado emitido pelo próprio amaranto, o clube esgotará todas as instâncias e recursos. A última tentativa será levar a situação para a justiça de estado.




Recurso do Perugia




O Perugia foi um dos quatro rebaixados no campeonato italiano Serie B 2022-2023. Contudo, na tese defendida pelo time, como outras equipes perderam o prazo original de inscrição no torneio, mesmo tendo o direito para tal, o grifone deveria ser premiado com o cancelamento do rebaixamento e o registro na segundona.

Pois o clube levou esses argumentos ao mesmo órgão procurado pela Reggina, mas o resultado foi outro: o Perugia teve o recurso aprovado e poderá se registrar na Serie B 2023-2024.

Há apenas um detalhe bem relevante, que impacta um time em especial: o Lecco. Ao ter a liberação legal para seguir na segunda divisão italiana, o Perugia não “rouba” a vaga da Reggina, mas sim a do Lecco. Antes com sua presença assegurada, os blucelesti estão fora da competição novamente após confirmação das sentenças.




O destino da Serie B 2023-2024




No momento da publicação deste artigo, estão fora do campeonato italiano Serie B 2023-2024:

  • Reggina
  • Lecco

E estão dentro:

  • Perugia
  • Brescia (possivelmente, pois está em situação idêntica ao do Perugia)

Todavia, isso está longe de estar definido. Como antecipa a própria Reggina, o passo seguinte dos clubes que ficaram de fora é ir à justiça do Estado, o que fatalmente resultará em dois problemas para a Lega B.

O primeiro é a questão do prazo. As datas para recorrer sobre a situação nesses lugares, conforme reporta a Gazzetta, são 2 e 29 de agosto. Como o torneio começa no final de semana de 19 de agosto, não haverá meios para formar os 20 clubes em tempo.

Já o segundo entrave seria a possibilidade de todos os envolvidos garantirem o direito de inscrição na Serie B. Se isso acontecer, a competição poderia ser disputada por 21 ou até 22 clubes, como já observado em outras temporadas no passado (com menos ou mais times que os 20 do regulamento).







Comentários

Comentários