Campeonato italiano proíbe uso da camisa 88; entenda o porquê

camisa 88 proibida campeonato italiano
(Divulgação)

O campeonato italiano vai proibir o uso da camisa com o número 88. A informação se espalhou por praticamente todos os jornais esportivos da Itália nesta terça-feira, 27 de junho, mas ganhou maior repercussão na agência de notícias Ansa e também no Corriere Dello Sport.

Ambos os periódicos destacam as falas de Matteo Piantedosi, do chamado Ministério do Interno (em tradução livre), que seria o departamento responsável por assuntos internos, como segurança pública, registro, identificação civil, entre outros.

A iniciativa, no entanto, conforme relato dos jornais, conta com a colaboração do ministro do Esporte e da Juventude, Andrea Abodi, além do coordenador nacional da luta contra o antisemitismo, Giuseppe Pecoraro.



A referência à definição internacional de antisemitismo foi aceita. Existe, portanto, uma proibição do uso por partidários de símbolos que evoquem o nazismo; determina que os torcedores não usem linguagem discriminatória em todos os eventos públicos; indica procedimentos de interrupção das partidas em caso de episódios de discriminação. A atitude proativa das equipes também será apreciada.”

Matteo Piantedosi, ministro do Interno da Itália


O que significa o número 88?



Não é tão comum no futebol italiano, mesmo com a possibilidade de os jogadores escolherem quase qualquer número para estampar às costas, mas ainda há casos do uso do 88 em camisas de futebol. A citação do ministro não indica o início do veto, mas há expectativa para que entre em vigor imediatamente, antes mesmo do início da temporada 2023-2024.

Conforme lembram ambos os jornais citados, o número 88 é uma forma de fazer referência a Hitler, ao nazismo e ao antissemitismo. Como a prática ou a promoção do nazismo é criminalizado em praticamente todos os países, as manifestações de incentivo ou divulgação passaram a ser “subliminares”, ou seja, com uma associação feita nas entrelinhas.

O número 88 é entendido como uma promoção ao nazismo em razão do número 8 indicar a oitava letra do alfabeto, o H. A repetição do algarismo, portanto, seria o mesmo que “HH” ou “Heil Hitler”, icônica saudação ao ditador.



O caso da camisa ‘Hitlerson’



camisa 88 hitlerson lazio
(Reprodução)


Em março de 2022, durante edição do Derby Della Capitale entre Lazio e Roma, uma foto se espalhou na internet com a imagem de um homem vestindo uma camisa cuja costas exibiam o nome “Hitlerson” e o número “88”.

O caso acabou indo de uma polêmica em redes sociais para uma investigação promovida pela própria federação italiana de futebol. À época, o ministro do Esporte e da Juventude, Andrea Abodi, deu declarações com garantias de consequências sobre o caso.

Mais tarde, o dono da camisa (e outros) acabaram punidos e banidos dos estádios de futebol do campeonato italiano.





Comentários

Comentários