Finalistas da Copa Itália, Inter e Fiorentina se classificam para Supercopa com novas regras

finalistas copa itália - inter fiorentina supercopa da itália
(Reprodução / Youtube)

Inter e Fiorentina farão a final da Copa Itália 2022-2023. Os clubes superaram os rivais e farão a disputa pela taça do torneio nacional em jogo único, em 24 de maio, no Stadio Olimpico, em Roma.

Por um lado, os nerazzurri, atuais campeões da copa, superaram a Juventus no Derby D’Italia, um dos maiores clássicos do futebol italiano e exemplo de rivalidade também. O jogo de ida, em Turim, acabou 1×1 (gols de Cuadrado e Lukaku) e a volta foi marcada pelo 1×0 a favor da Inter, graças a Dimarco, artilheiro solitário do duelo no San Siro.

Já a Fiorentina conseguiu barrar a zebra da Cremonese nas semifinais. A equipe que está praticamente rebaixada, e que levou 27 rodadas para vencer a primeira partida no campeonato italiano, acabou eliminando o Napoli e a Roma nas fases anteriores. Contudo, o sonho de atingir a final ficou pelo caminho ao perder em casa por 2×0 e empatar sem gols na volta, em Florença.

Inter e Fiorentina são dois dos maiores campeões da Copa Itália. Os nerazzurri acumulam 8 taças, enquanto a viola venceu a competição 6 vezes em toda sua história e agora retorna à final depois de um longo período. A última vez que isso aconteceu foi em 2013-2014, quando perdeu para o Napoli.

Graças à mudança que entra em vigor já a partir dos acontecimentos da atual temporada, tanto Inter quanto Fiorentina já estão classificadas para a disputa da Supercopa da Itália.



A nova Supercopa da Itália



A Supercopa da Itália sempre foi um torneio disputado pelos vencedores do campeonato italiano e da Copa Itália na mesma temporada. Considerado um evento já tradicional em outras ligas, inclusive no Brasil, o torneio agora começa a concretizar mudanças anunciadas recentemente.

A grande novidade é o abandono de um esquema de jogo único entre dois times para um mata-mata que começa em uma semifinal. Portanto, a próxima edição já contará com 4 equipes.

Finalistas da Copa Itália, Inter e Fiorentina, logo, estão garantidos na edição inaugural do novo regulamento. Os clubes que completarão o final four serão importados do campeonato italiano, também nas posições de campeão e vice. Caso o torneio acabasse hoje, Napoli e Lazio completariam a Supercopa da Itália.

Outra informação relevante é que 4 edições do torneio dentro dos próximos 6 anos acontecerão na Arábia Saudita, incluindo a primeira que está por vir.

Comentários

Comentários