Catanzaro sobe para a Serie B e conquista primeiro acesso do futebol italiano

Catanzaro sobre serie b campeonato italiano
(Reprodução / Instagram Catanzaro)

O Catanzaro é o primeiro clube do futebol italiano a poder celebrar um acesso de divisão. Com os resultados do final de semana, o clube pode dar adeus à Serie C e se juntar aos demais clubes que disputarão o campeonato italiano Serie B 2023-2024.

A confirmação da promoção veio neste domingo, 19 de março, após bater o Monterosi por 3×0 em casa, no estádio Nicola Ceravolo. O resultado levou o clube calabrês aos inalcançáveis 86 pontos, 16 a mais que o Crotone, no Grupo C da terceira divisão. Como restam apenas mais 4 rodadas para o fim do torneio, o Catanzaro não pode mais perder a primeira colocação.

É essencial ter em mente que o regulamento da Serie C na Itália é bem peculiar. A competição tem 3 grupos distintos, cada um com 20 equipes. Os campeões dos grupos após as 38 rodadas sobem diretamente para a Serie B. Além deles, há uma quarta vaga, que sai mediante realização dos playoffs.

Após se tornar mais um exemplo de falência e renascimento, o Catanzaro retorna à Serie B depois de 19 anos. Na Serie A, no entanto, o clube não figura desde 1982, quando fechou a temporada na 7ª posição e ainda atingiu a semifinal de Copa Itália.





Comentários

Comentários