O título da Argentina na Copa do Mundo 2022 acabou repercutindo de diversas maneiras no futebol italiano, mesmo sem a participação da Squadra Azzurra. Vários clubes e entidades do calcio acabaram ecoando e parabenizando os campeões, especialmente os jogadores que atuam no campeonato italiano.
Um dos grandes “ocorridos” foi o fato de a Juventus se tornar o clube com o maior número de atletas campeões de Copa na história. Tão cedo o título foi sacramentado e o perfil oficial da vecchia signora fez o seguinte post:
Outros clubes, como a Roma, também celebraram suas próprias marcas. No caso da Juve, um artigo de 2018 já celebrava a quantidade de atletas que se tornaram campeões do mundo enquanto bianconeri. Graças à taça da Argentina, os mais novos nomes a entrarem para o “time” são Leandro Paredes e Angel Di Maria.
A lista é formada por 27 nomes, com a irrefutável maioria vinda da própria Itália, sobretudo durante as conquistas das Copa do Mundo de 1934, 1938 e 1982. Com exceção dos representantes da vecchia signora que também ergueram a taça com a Azzurra em 2006, aparecem somente atletas franceses e agora a dupla argentina.
Confira a lista de todos os jogadores da Juventus campeões da Copa do Mundo:
1934 – 1º título da Itália
- Gianpiero Combi
- Umberto Caligaris
- Virginio Rosetta
- Luigi Bertolini
- Luis Monti
- Mario Varglien
- Felice Borel
- Giovanni Ferrari
- Raimundo Orsi
1938 – 2º título da Itália
- Alfredo Foni
- Pietro Rava
1982 – 3º título da Itália
- Dino Zoff
- Antonio Cabrini
- Claudio Gentile
- Gaetano Scirea
- Marco Tardelli
- Paolo Rossi
1998 – 1º título da França
- Zinedine Zidane
- Didier Deschhamps
2006 – 4º título da Itália
- Gianluigi Buffon
- Fabio Cannavaro
- Gianluca Zambrotta
- Mauro Camoranesi
- Alessandro Del Piero
2018 – 2º título da França
- Blaise Matuidi
2022 – 3º título da Argentina
- Leandro Paredes
- Angel Di Maria
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.