Em entrevista, Spalletti nega ter provocado aposentadoria de Totti: ‘eu estava saindo, ele poderia continuar’

Spalletti sobre aposentadoria de Totti
Spalletti revelou coleção com várias camisas usadas por Totti (Reprodução / Youtube DAZN)

Luciano Spalletti deu uma entrevista à jornalista Diletta Leotta, do DAZN, na qual contou sua versão dos fatos da “polêmica” aposentadoria de Francesco Totti, maior jogador da história da Roma.

Atual comandante do Napoli, o treinador falou sobre a segunda passagem pela equipe da capital, ocorrida entre 2016 e 2017. O assunto foi abordado enquanto o técnico apresentava à Diletta sua coleção de camisas de futebol. No momento que passou pela camisa 10 giallorossa, Spalletti revelou possuir uma pequena coleção somente com uniformes utilizados por Totti, com algumas assinaturas acompanhadas de dedicatórias.



Do Totti eu tenho todas [as camisas de futebol]. Um jogador de futebol que, pra mim, foi fundamental. Com sua contribuição para o time, com a personalidade, com a força de puxar o estádio durante as partidas.

Tenho todas. Tenho até aquela quando o apoiamos quando se machucou, escrito ‘Forza Capitano’.

Essas camisas são daqueles jogadores que não importa o que se diga a eles, quando vão em campo levam o time nas costas sozinhos. Quando jogávamos a Champions League, e se tinha alguém que não tinha a personalidade de pegar a bola e fazer as jogadas que ele estava habituado e se deixavam intimidar, pensavam nele como a espinha dorsal do time.

Tenho todas as versões, todas as cores [das camisas de Totti].

Spalletti em entrevista ao DAZN


Contudo, apesar da boa lembrança e admiração pelo capitão, Spalletti acabou perguntado sobre a polêmica aposentadoria de Totti. Na frente das câmeras do mundo todo, o dia 17 de julho de 2017 ficou marcado como o dia que Totti pendurou as chuteiras. Diante da torcida giallorossa no estádio Olimpico, o camisa 10 fez sua última partida e foi homenageado em uma cerimônia ao fim do jogo.

Contudo, relatos da imprensa nos bastidores e, mais tarde, por meio da biografia oficial do jogador e até mesmo da série de TV sobre sua carreira, o grande público tomou conhecimento de discussões bem pesadas entre Totti e Spalletti que teriam, de fato, provocado a aposentadoria do ídolo giallorosso.

Quando perguntado sobre o tema, sobre os sentimentos daqueles anos, Spalletti demonstrou claro desconforto. Tanto que levou alguns segundos para completar a frase:



Se rebobinamos a fita, para mim está tudo claro, fica fácil. Se há a vontade de mudar as coisas, então fica claro que surge uma mensagem incorreta.

Spalletti em entrevista ao DAZN


Revelando ter assistido parte da série de TV, na qual, segundo o próprio treinador do Napoli, acabou sendo produzida com foco nele, o tornando um “personagem popularíssimo”, ao invés de dedicar atenção a Totti, teria sido impossível continuar no time caso tivesse provocado ou forçado a aposentadoria do capitão. Naquele momento, a Roma fechou a temporada com o vice-campeonato, à frente do Napoli e atrás da Juventus.



Para ser prático, naquele time tinham jogadores como Keitá, Maicon, Strootman, Nainggolan, De Rossi. Se eu não tivesse feito a coisa correta, se tivesse feito uma injustiça com um jogador como Totti, com sua história na Roma, teria sido impossível chegar na segunda posição naquela temporada.

Mas é claro que sinto muito. Vimos todas as camisas da minha coleção. Sempre tive um grande relacionamento com ele. Eu me apaixono pelos meus jogadores, porque pra mim estar com esse jogadores no vestiário e no banco é um sonho que tenho desde pequeno.

Spalletti em entrevista ao DAZN


Spalletti, por fim, utilizou a entrevista para lembrar também que o seu plano era deixar a Roma ao final do ano, como de fato aconteceu. O treinador assumiu a Inter no início da temporada 2017-2018. Ele encerrou dizendo: “Totti parou quando todos sabiam que eu sairia no fim do ano. Ele poderia ter continuado”.





Comentários

Comentários