Última rodada do campeonato italiano: a matemática para título, rebaixamento e vagas na Europa

última rodada campeonato italiano contas para título vagas na europa e rebaixamento
Disputas abertas no último capítulo do campeonato italiano (Golazzo)

No próximo final de semana, entre sexta-feira e domingo, de 20 a 22 de maio, acontecem os últimos jogos da temporada 2021-2022 do campeonato italiano. Como há muito tempo não acontecia – pensando em título, não víamos o cenário atual desde 2009-2010 -, a Serie A terá importantes decisões reservadas para 90 minutos de futebol.

Os capítulos anteriores, no entanto, já entregaram desfechos igualmente relevantes. Por exemplo: Venezia (20º) e Genoa (19º) já estão rebaixados para a segunda divisão. A dupla dará lugar a Lecce e Cremonese, já promovidos da Serie B. Por outro lado, o empate na rodada 37 levou a Lazio matematicamente para a próxima edição da Europa League.

Mas então o que resta a ser definido na última rodada do campeonato italiano?

O principal é simplesmente o título. Inter e Milan, os protagonistas do Derby Della Madonnina, chegam com condições de levar a taça mais cobiçada do futebol italiano na temporada. No paralelo, ainda não conhecemos todos os representantes italianos que irão para Europa e Conference League – apesar que há chance de nenhum italiano ir para a Conference (veja mais abaixo) – e ainda resta saber qual será o último clube condenado à segunda divisão.



O título: Milan ou Inter



A questão do título do campeonato italiano, embora a mais importante, é a mais simples de entender. Depois de 37 rodadas disputadas, o topo da classificação está assim:

1º Milan – 83 pontos
2º Inter – 81 pontos

Os dois times jogam no mesmo dia e horário: domingo, 22 de maio, às 13h (horário de Brasília). O Milan pega o Sassuolo fora de casa, enquanto a Inter recebe a Sampdoria no San Siro. Vale lembrar que nenhum dos rivais da dupla de Milão tem interesse na tabela.

Portanto, ao rossonero basta um empate para garantir o 19º scudetto de sua história. Caso perca para o neroverde, o Milan também fica com a taça se a Inter perder ou empatar em casa.

Aos nerazurri, a única chance de ser campeão é vencer sua partida e o Milan perder a dele.



Rebaixamento: Cagliari ou Salernitana



Ainda resta uma “vaga” na próxima edição da Serie B do campeonato italiano. Desembarcamos na última rodada da Serie A com o seguinte cenário:

17º – Salernitana – 31 pontos
18º – Cagliari – 29 pontos
19º – Genoa – rebaixado
20º – Venezia – rebaixado

A Salernitana depende apenas de si para continuar na primeira divisão. O clube granata passou quase toda a temporada encravado na última colocação, mas conseguiu uma recuperação absurda depois da chegada do 3º técnico em um ano: Davide Nicola. O treinador é conhecido exatamente pelas campanhas de recuperação e salvação de rebaixamento.

Tanto Salernitana quanto Cagliari entram em campo no mesmo dia e horário: domingo, 22 de maio, às 16h (horário de Brasília). A Salernitana recebe a Udinese, enquanto o Cagliari visita o Venezia.

O time de Salerno se salva em caso de vitória simples. Mesmo perdendo ou empatando, é possível evitar o rebaixamento, desde que o Cagliari não vença sua partida.

Para o rossoblù da Sardegna, a situação é mais complicada e obviamente não depende apenas de si. O Cagliari precisa vencer e torcer para a Salernitana perder ou empatar.

O grande problema acontece caso os times atinjam os 32 pontos (empate da Salernitana e vitória do Cagliari). Nessa situação, serão convocados os critérios de desempate, que são:

  1. Pontuação nos confrontos diretos entre os times
  2. Saldo de gols nos confrontos diretos (gols fora não valem o dobro)
  3. Saldo de gols no campeonato
  4. Maior número de gols marcados no campeonato
  5. Sorteio

Como os dois times envolvidos na fuga do rebaixamento empataram duas vezes por 1×1, o critério a ser observado é o número 3. O saldo de gols atual das duas equipes é o seguinte:

  • Salernitana: -41
  • Cagliari: -34

Portanto, caso ambas as equipes atinjam os 32 pontos, o Cagliari seria salvo.



Vagas em Europa e Conference League: Roma, Fiorentina e Atalanta



A definição dos clubes italianos eleitos para as próximas Europa e Conference League é a mais complexa. Tudo porque, como a Roma está na final da Conference e pode ganhar uma vaga na Europa League em caso de título, a regra habitual poderá mudar.

Como a Inter venceu a Copa Itália e já está na Champions League, bastaríamos olhar para a tabela e colocarmos 5º e 6º na Europa League e o 7º na Conference.

5º Lazio – 63 pontos
6º Roma – 60 pontos
7º Fiorentina – 59 pontos
8º Atalanta – 59 pontos

Os confrontos na última rodada do campeonato italiano serão:

Torino x Roma
Atalanta x Empoli
Fiorentina x Juventus
Lazio x Hellas Verona

Porém, como dito, o possível título da Roma na Conference League poderá alterar as coisas da seguinte maneira:

  • Se a Roma vence a Conference e termina em 5º ou 6º, ela vai pra Europa League com o 5⁰ OU o 6º. Ou seja, 2 representantes italianos. O 7⁰ vai pra Conference (é o que tá acontecendo hoje)
  • Se a Roma vence a Conference e termina em 7⁰, ela vai pra Europa League com o 5⁰ e o 6⁰. Ou seja, 3 representantes italianos Nenhum italiano vai pra Conference
  • Se a Roma vence a Conference e termina em 8⁰ pra baixo, a Roma vai pra Europa League com 5⁰ e 6⁰. Ou seja, 3 representantes italianos Nenhum italiano vai pra Conference

Comentários

Comentários