A série ‘Um capitão’, que explora e revela detalhes sobre os últimos meses da carreira de Francesco Totti como jogador de futebol, foi lançada nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, para o público brasileiro. O conteúdo está disponível no streaming do HBO MAX, mesma plataforma que exibe a Champions League no país.
Batizada originalmente em italiano de ‘Speravo de morì prima’ (“esperava morrer antes que”, em tradução livre), a obra é dedicada aos momentos finais do maior jogador da história da Roma e chega ao Brasil após quase 1 ano do lançamento na Itália. A cinebiografia é totalmente inspirada na biografia já publicada em formato de livro em 2018, também chamada de ‘Un capitano’ e assinada por Paolo Condò.
Dividida em 6 episódios, a série não é documental. Isto é, ao contrário de Bad Sport da Netflix, que apresenta em um dos eps os depoimentos dos próprios envolvidos no Calciopoli, esta recontagem da história de Totti é feita por meio de atores interpretando personagens da vida real. No caso do protagonista, a interpretação fica a cargo do ator Pietro Castellitto.
Apesar disso, há menção à clara interferência de Luciano Spalletti, técnico da Roma na época, na decisão pela aposentadoria de Totti. O segundo episódio, por exemplo, tem como descrição a seguinte frase:
Totti e Spalletti entram em desavença e a torcida da Roma começa a tomar partido
A metodologia da série é a mesma vista no filme Il Divin Codino, que faz algo praticamente idêntico, mas com Roberto Baggio. A diferença é que o próprio Totti chega a aparecer em alguns capítulos da obra.
Assista ao trailer de Um Capitão:
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.