Tribunal retira punição a Juventus, Barcelona e Real Madrid por Superliga; veja comunicado

Barcelona Juventus Real Madrid Superliga
Trio que ainda defende a SuperLiga celebra queda de punição em comunicado (Divulgação / Juventus)

Juventus, Barcelona e Real Madrid celebraram a queda de punições pela criação da SuperLiga. A informação foi divulgada em conjunto por meio de comunicado na sexta-feira, 30 de julho, disponível no site da Juve.

Dos mais de 10 clubes que fizeram surgir o novo torneio, apenas o trio manteve o pensamento de seguir em frente com a ideia. Todos os outros da Premier League, além do Milan, desistiram da proposta após desaprovação e protestos de parte dos torcedores.

Diante da situação, a UEFA chegou a reintegrar os times, mas punindo a vecchia signora e os clubes espanhóis. Agora, entretanto, o recurso apresentado por Juventus, Barcelona e Real Madrid foi aceito pelo Tribunal de Madrid, conforme celebrado no comunicado publicado.

Afirmando que a atitude da UEFA “prejudica o futebol e seu equilíbrio competitivo” e que “os clubes participantes em competições europeias devem ter a garantia de governar as competições”, o trio reforça que manterá a ideia de criar a Superliga.

Confira abaixo o comunicado na íntegra:

O FC Barcelona, ​​a Juventus e o Real Madrid CF tomam nota com satisfação a decisão do tribunal de Madrid de confirmar a obrigação da UEFA de cessar as ações tomadas contra os clubes fundadores da Super Liga Europeia, incluindo processos disciplinares contra os três clubes abaixo assinados, e a remoção das penalidades e restrições impostas aos outros nove clubes para evitar processos disciplinares da UEFA.

O Tribunal acolheu o pedido dos promotores da Superliga Europeia, rejeitou o recurso da UEFA e confirmou a notificação à UEFA de que, se não cumprir a decisão, surgirão multas e responsabilidade penal. O caso será avaliado pelo Tribunal de Justiça Europeu, que irá analisar a posição de monopólio da UEFA no futebol europeu.

É nosso dever lidar com os graves problemas que o futebol enfrenta. A UEFA credenciou-se como legisladora, operadora exclusiva e única detentora reconhecida dos direitos das competições europeias, bem como organizadora. Essa posição monopolística e conflitante prejudica o futebol e seu equilíbrio competitivo. Como foi amplamente demonstrado, os controles financeiros são inadequados e têm sido aplicados de maneira inadequada. Os clubes participantes em competições europeias devem ter a garantia de governar as competições.

Estamos contentes por, a partir de agora, não estarmos mais sujeitos às atuais ameaças da UEFA. Nosso objetivo é continuar desenvolvendo o Projeto Superliga de forma construtiva e colaborativa, contando com a contribuição de todos os atores do futebol: torcedores, jogadores, treinadores, clubes, ligas nacionais e internacionais e federações. Estamos cientes de que alguns elementos de nossa proposta podem ser revisados ​​e, é claro, implementados por meio do diálogo e do consenso. Continuamos confiantes no sucesso deste projeto que respeitará sempre a legislação da União Europeia.

Juventus, Barcelona e Real Madrid, em comunicado no site da Juve

Comentários

Comentários