Napoli e Roma perdem recursos e continuam com punição no campeonato italiano

O campeonato italiano está paralisado para jogos da Itália, mas nesta terça, 10 de novembro, os tribunais decidiram negar os recursos de Roma e Napoli. Com isso, a tabela se mantém a mesma desde o fim da rodada 7.

O próprio site da federação emitiu as notas que confirmam a derrota de Roma e Napoli.

No congelamento momentâneo da Serie A 2020-2021, os clubes receberam os resultados negativos após tentarem reverter derrotas no início do campeonato. Ambos os times acabaram punidos com derrota por 3×0 (Roma) e derrota por 3×0 e -1 ponto (Napoli) por descumprirem regulamento.

Com isso, o time de Gattuso continua com 14 pontos, na 3ª posição, enquanto o clube da capital italiana permanece a mesma pontuação, na 4ª posição do campeonato italiano.

O caso da Roma

A justiça desportiva italiana decidiu por manter a pena para a Roma. A punição foi aplicada ao time italiano logo na primeira rodada da Serie A 2020-2021, em 19 de setembro.

Na ocasião, o clube visitou o Hellas Verona e terminou a partida em 0x0. Contudo, horas depois do apito final, a Roma foi denunciada e sentenciada a perder a partida por 3×0.

Tudo porque Diwara entrou em campo, mesmo não estando entrando inscrito na competição.

Para, Guido Fienga, dirigente do clube, a decisão foi equivocada:

Embora com o devido respeito pelos juízes desportivos que decidiram […], não posso deixar de expressar toda a minha amargura por uma sentença que considero profundamente injusta

Guido Fienga, dirigente da Roma, em entrevista ao ANSA e repercutido pelo Corriere Dello Sport

Para Fienga, a sanção acabou sendo “desproporcional” para uma ação que não houve “má condudta intencional”.

O caso do Napoli

Já o Napoli perdeu na rodada 3 do campeonato italiano, em 4 de outubro. Ao contrário da Roma, o clube azzurro foi punido por não se apresentar para o jogo contra Juventus.

Na ocasião, após detectar dois jogadores positivos, o departamento de saúde de Nápoles simplesmente proibiu o time de viajar para Turim. Os presidentes das equipes chegaram a conversar sobre um adiamento, mas Andrea Agnelli, da Juve, disse que “cumpre regulamentos”.

Como resultado, o Napoli perdeu o jogo de 3×0 no WO e ainda foi penalizado com um ponto.

Tão cedo a pena foi confirmada e o próprio time do presidente Aurelio De Laurentiis emitiu uma nota confrontando a decisão. O Napoli já prepara novo recurso.

O Napoli toma conhecimento da decisão do Tribunal de Justiça Desportiva e já prepara o recurso para o Colégio Garantidor do Desporto Coni. O Napoli não concorda plenamente com a decisão que lança sombras inaceitáveis ​​sobre a conduta da entidade, negligenciando documentos muito claros a seu favor e deslegitima o trabalho das autoridades regionais de saúde.

O Napoli sempre perseguiu valores como a lealdade e o mérito desportivo, e neste caso irá empreender todas as iniciativas para fazer jus à sua conduta, orientada com respeito à saúde pública, para que o campo seja o único juiz a decidir o resultado de uma partida de futebol.

Nota emitida pelo Napoli

Comentários

Comentários