O novo estádio do Cagliari já é realidade no noticiário da Sardenha e do campeonato italiano. A exemplo de Atalanta e Roma, a equipe rossoblù já oficializou a realização do empreendimento em seu próprio site.
A imagem deste artigo é puramente ilustrativa, mas mostra bem a intenção do presidente Tommaso Giulini. No início do ano, ele tinha em mãos três projetos, que venceram entre um total de 25 propostas enviadas. Agora, já está definido que o Sportium será o grupo responsável pela nova casa do Cagliari.
Inicialmente, os projetos foram alocados na Area Hospitality da Sardegna Arena desde o fim de fevereiro. Lá, os torcedores do Cagliari visualizaram, avaliaram e votaram na opção favorita.
De acordo com a Gazzetta Dello Sport, a ideia é que os trabalhos comecem dentro de, no máximo, um ano. Depois disso, se tudo correr como programado, o Cagliari terá uma casa nova em até três anos, ou seja, em 2021. A expectativa é de que o estádio se mantenha como novo por, no mínimo, 15 anos.
Os detalhes da Sardegna Arena
“Vamos recolocar Cagliari entre as capitais do futebol”. Assim prometeu o grupo Sportium após o anúncio da vitória de seu projeto, segundo a Gazzetta. Aliás, já há muitos detalhes revelados sobre o mais novo estádio.
Começando pelo óbvio, o empreendimento será coberto por material semelhante ao calcário, que imita o modo como foram construídos os edifícios de Cagliari durante os séculos. O aspecto de arena moderna, como vemos em diversos países, será completo com um hotel, piscina com vista para o mar, área comercial, bar e museu do clube.
A capacidade será de 25 mil torcedores e a própria Itália já sonha alto com os ganhos vindos com a arena. Afinal, a ideia é incluir o estádio na campanha para receber a Eurocopa de 2028.
Novo estádio do Cagliari: adeus ao Sant’Elia
Atualmente, o Cagliari manda seus jogos da Serie A no acanhado e simpático Sant’Elia. Em atividade desde 1970, ele é um dos mais velhos da Itália. O campo já chegou a ter capacidade de 70 mil espectadores, depois reduziu para 40 mil, para a Copa do Mundo de 90, segundo o Stadium Guide.
Com o passar do tempo e enorme e avançado processo de deterioração, a capacidade caiu para inacreditáveis 22 mil lugares. O real problema foi o fechamento temporário das curvas e até a remoção de parte das arquibancadas.
Perto de encerrar atividades, o Sant’Elia inaugurou justamente na temporada do maior título do Cagliari, o scudetto de 69/70. Foi por lá também que foram erguidos os títulos da Serie B 2015-2016 e Serie C 1988-1989.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.