O comitê da UEFA decidiu pela criação de um novo torneio, nos mesmos moldes das consagradas Europa League e Champions League. A novidade foi divulgada em Dublin, na Irlanda, no mesmo dia do sorteio de qualificação para a Euro 2020.
Chamada momentaneamente de UEL2, a copa fará sua estreia na temporada 2021 e perdurará até 2024. Em caso de aceitação e bom funcionamento, ela passará a integrar o calendário europeu permanentemente.
Conforme reporta o próprio site da UEFA, o torneio copiará totalmente o sistema das competições já existentes. Ou seja, serão 32 times, distribuídos em grupos e, posteriormente, confrontados das oitavas até a grande final.
Basicamente, a UEL2 reunirá os times do terceiro escalão do futebol europeu. Ainda não foram divulgados detalhes de como será feita seleção dos clubes, mas o principal objetivo é democratizar o acesso de mais equipes às competições continentais.
“Haverá mais jogos para mais clubes. Isto [a nova competição] foi conquistada com uma abordagem estratégica e de acordo com o objetivo da UEFA de ter mais qualidade e inclusividade nas competições de clubes”, disse o presidente da UEFA, Aleksander Čeferin.
O funcionamento da UEL2
- 32 times distribuídos em grupos
- Antes das oitavas, haverá uma espécie de 16-avos-de-final, onde estarão os terceiros colocados da fase de grupos da Europa League
- Serão 141 jogos em um total de 15 semanas de jogos
- O vencedor da UEL2 se classificará automaticamente para a Europa League da temporada seguinte
- Os jogos acontecerão sempre de quinta-feira, como a Europa League
- As finais de Champions, Europa League e UEL2 serão realizadas na mesma semana
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.