Maiores torcidas da Itália: veja ranking atualizado de 2025

maiores torcidas da itália
A torcida da Inter no San Siro (Reprodução / Facebook Inter)
Qual é a maior torcida da Itália?

A maior torcida da Itália é a da Juventus, que possui quase 8 milhões de torcedores em todo o território italiano.

Quais são as 5 maiores torcidas do futebol italiano?

Os times mais populares do futebol italiano são: Juventus, Inter, Milan, Napoli e Roma, nesta ordem.



As maiores torcidas da Itália são:

  1. Juventus: 7.864.000
  2. Inter: 4.180.000
  3. Milan: 3.816.000
  4. Napoli: 3.036.000
  5. Roma: 1.803.000

Os números que revelam quais são as maiores torcidas da Itália em 2025 foram disponibilizados pela StageUp, empresa especializada em pesquisas nos setores de esporte, cultura e entretenimento, em colaboração com Sponsor Value e Ipsos. O estudo desenvolvido levou em consideração os dados colhidos para a temporada 2024-2025, mas também trouxe o cenário comparativo com ciclos anteriores, de modo que fossem indicados crescimentos e quedas no número de torcedores.

Segundo o Stat (Istituto Nazionale di Statistica), a Itália possui uma população de 58.971.230 de habitantes. Desses, 25.518.000 declararam torcer por um time de futebol ao fim da temporada 2024-2025 do campeonato italiano.

O ranking das maiores torcidas da Itália é um dos melhores meios para entender a relação do cidadão italiano com o futebol. Afinal, os números colhidos e divulgados pela pesquisa estão diretamente conectados com a evolução do esporte no país, bem como a lista dos grandes campeões e principais rivalidades.

As informações disponíveis sobre a primeiríssima edição do campeonato italiano, realizada em um único dia, mais precisamente em 8 de maio de 1898, incluem relatos sobre a presença de 100 pessoas dentre os espectadores. Mais de 100 anos mais tarde, no entanto, estádios como San Siro, em Milão, e Olimpico, em Roma, recebem de 50 a 70 mil torcedores a cada partida do campeonato italiano. Em 2024, por exemplo, a média geral da Serie A foi de quase 31 mil pessoas por jogo.

Em 2025, tal como observado nos últimos anos, a Juventus surge como dona da maior torcida Da Itália com seus 7.864.000 apoiadores. Líder no ranking de taças nacionais, incluindo Serie A e Copa Itália, a vecchia signora fez de títulos conquistados o meio para “se espalhar” por toda a Itália, indo além de Turim (cidade) e Piemonte (região).

A popularidade da Juventus é tamanha que, embora tenha ligeiramente reduzido o número de torcedores de 2023-2024 para 2024-2025, se distanciando da marca dos 8 milhões, ela ainda tem praticamente a soma do segundo e do terceiro colocados.

A Inter possui a segunda maior torcida do futebol italiano com 4.180.000 de fãs. Num possível empate técnico, aparece o Milan na terceira colocação do ranking com 3.816.000 de torcedores.

A cada temporada, sobretudo de 2020 em diante, os rivais de Milão passaram a antagonizar também pela vice-colocação do ranking das maiores torcidas do futebol italiano. Todavia, ano após ano, os nerazzurri foram aumentando a distância, superando a margem dos 4 milhões de torcedores, deixando os rossoneri abaixo dessa régua. Um dos motivos aceitos para a disparada é a conquista da segunda estrela, que simbolizou o 20º título do campeonato italiano da Inter, assegurado exatamente na temporada que as duas equipes somavam 19 scudetti e perseguiam o 20º.

O Napoli tem a quarta maior torcida do futebol italiano com 3.036.000 de fãs. Com exceção dos clubes do centro-norte, o Napoli é o único time que já conquistou o scudetto e, precisamente por isso, se tornou o único capaz de rivalizar com todos os nortistas e de se tornar digno de representação local. Apesar da rivalidade cultural e futebolística entre as regiões do norte e do sul, a Juventus é igualmente popular nas cidades e comune da “parte debaixo da bota”. No entanto, a única região na qual ela não foi capaz de se difundir foi exatamente a Campania, onde Nápoles está localizada.

Fechando o topo da lista, a Roma é a dona da quinta maior torcida da Itália com 1.803.000 de torcedores. De acordo com o estudo, os giallorossi são os últimos do futebol italiano com apoiadores na casa dos milhões. O curioso é que, da temporada 2023-2024 para 2024-2025, não houve ganho ou perda de fãs e, mesmo assim, a Roma se manteve na quinta colocação. Outro fato importante é que o clube da capital desenvolveu uma sólida base de torcedores, mesmo tendo sido fundada quase 30 anos depois das principais equipes da Itália.

Veja abaixo o ranking completo com as maiores torcidas da Itália, levando em consideração os times da Serie A 2024-2025 e que conquistaram o acesso da Serie B da mesma temporada:



TIMENÚMERO DE TORCEDORES
Juventus7864000
Inter4180000
Milan3816000
Napoli3036000
Roma1803000
Fiorentina701000
Lazio649000
Cagliari583000
Atalanta415000
Torino409000
Bologna405000
Lecce341000
Genoa333000
Hellas Verona238000
Udinese192000
Como135000
Venezia131000
Parma127000
Monza104000
Sassuolo76000
Pisa58000
Empoli56000
Cremonese51000



Por que a Juventus tem a maior torcida da Itália?



Juventus maior torcida da Itália
A Juventus possui a maior torcida da Itália (Reprodução / Facebook Juventus)


Conforme você viaja pelo sul da Itália, é completamente normal ver times inteiros de jovens jogadores com camisas da Juventus, centenas de milhares de milhas de Turim.

A Juventus tem muito mais torcedores longe de Turim do que na própria cidade-natal.

Citação do livro Calcio – A History Of The Italian Football


A Juventus tem a maior torcida da Itália. O clube é o mais amado do país, acompanhado por praticamente 8 milhões de italianos. 

Há motivos óbvios para esse cenário existir, mas que não explicam tudo. Afinal, estamos falando do maior campeão do calcio. São 36 títulos do campeonato italiano, 14 títulos da Copa Itália e 9 títulos da Supercopa da Itália. Ninguém venceu mais taças nacionais do que os bianconeri.

Outro fator: a vecchia signora venceu todas as edições da Serie A entre 2011 e 2020. É só parar pra pensar que uma geração inteira pode ter sido influenciada (ou renovada) para continuar torcendo pela Juventus. Na Premier League, o salto que o Manchester City deu no ranking de fãs é outra evidência de como as conquistas impulsionam a popularidade.

Mas essa é a parte natural e até óbvia sobre o topo do ranking de maiores torcidas da Itália. Há um segundo porquê da Juve ser a mais querida e o motivo é o movimento socioeconômico italiano ao longo dos anos.

Antes de qualquer coisa, o mapa de rivalidades do campeonato italiano é um meio interessante para começar a entender a questão Norte x Sul. O antagonismo entre as regiões não é exclusivo do futebol, mas acabou apimentado por questões esportivas. No entanto, embora do norte, a Juventus possui torcida nas demais regiões e de maneira dominante em algumas delas, como será mostrado adiante.

No livro Calcio – A History Of The Italian Football, o historiador John Foot traça uma linha do tempo que indica como a Juventus se tornou dona da maior torcida da Itália. Segundo o autor, o principal motivo para a popularização dos bianconeri foi o movimento de migração interna no país, no qual os habitantes do sul se dirigiram para o norte em busca de melhores oportunidades de trabalho, e retornavam às suas terras com a preferência pela Juve.



A Juventus foi extremamente vitoriosa conforme o futebol se tornou um esporte nacional. Nos anos 1930, coincidindo com a vitória italiana em casa na Copa do Mundo de 1934, ela venceu 5 campeonatos consecutivos. Isso aconteceu num tempo quando o rádio e a imprensa esportiva começaram a nacionalizar a cobertura do futebol. Nos anos 1960, uma nova e espetacular Juventus se fundiu perfeitamente com uma nova geração de torcedores pós-guerra.

Entre 1951 e 1967, a população de Turim cresceu de 719,300 para 1,124,714. Muitos desses terroni – um termo racista usado pelos nortistas contra os sulistas – já eram, ou em breve seriam, torcedores da Juventus. 

Goffredo Fofi, que escreveu o melhor estudo sobre migração sulista para Turim em 1960, notou que “durante um jogo Juventus x Palermo, havia muitos imigrantes sicilianos cujos filhos, no momento, como todo funcionário da FIAT, apoiavam o time da casa”.

Quando os imigrantes retornavam para casa, para os feriados, casamentos ou funerais, eles levavam a “fé” futebolística consigo. Turim era a Nova York para esses migrantes, e os mitos (riqueza, sucesso, modernidade) eram transferidos – incluindo a Juve – para os migrantes aspirantes que ainda estavam em casa.

Citação do livro Calcio – A History Of The Italian Football



Quais são os times italianos com mais torcida em cada região?



maiores torcidas da itália por região
O mapa da Itália com o time mais popular em cada uma das regiões (Golazzo)


A Juventus é o time com mais torcedores em mais regiões da Itália. A Itália é dividida em 20 regiões. A Juve figura com o maior número de fãs em boa parte do território, mais precisamente em metade do país. O fator surpreendente é que em Turim (a cidade), os torcedores do Torino dizem ser maioria. Já em Piemonte (a região), assim como em todas as demais regiões do sul, a Juve é dominante.

Os dados são do mesmo instituto Ipsos, que acabaram transformados num gráfico pelo perfil Mappa Italia, que acabou ilustrando perfeitamente o cenário.

Conforme explicado anteriormente, a Juventus se espalhou por toda a Itália, chegando até mesmo ao sul. 

Apesar disso, algumas regiões foram capazes de “resistir” à invasão bianconera, valorizando o(s) clube(s) nascidos em seus domínios. É o caso da Sampdoria, na Liguria, da Fiorentina, na Toscana, do Cagliari, na Sardegna, da Roma, no Lazio, e do Napoli, na Campania.

Veja abaixo as regiões da Itália e os times com maior número de torcedores:

  • Veneto: Milan
  • Friuli-Venezia Giulia: Milan
  • Trentino-Alto Adige: Milan
  • Lombardia: Inter
  • Emilia-Romagna: Inter
  • Piemonte: Juventus
  • Puglia: Juventus
  • Sicilia: Juventus
  • Calabria: Juventus
  • Liguria: Sampdoria
  • Marche: Juventus
  • Abruzzo: Juventus
  • Umbria: Juventus
  • Basilicata: Juventus
  • Molise: Juventus
  • Valle d’Aosta: Juventus
  • Sardegna: Cagliari
  • Lazio: Roma
  • Campania: Napoli
  • Toscana: Fiorentina



Qual é o time italiano com mais seguidores nas redes sociais?




A Juventus também é o time italiano com mais seguidores em todas as redes sociais. O CIES – Observatório do Futebol publicou um ranking global, no qual indica os times mais populares na internet entre junho de 2024 e junho de 2025, sem distinção de ligas, divisões, países ou continentes, e considerando usuários no X, Instagram, Facebook, Tik Tok e Youtube.

Enquanto o Real Madrid liderou a lista com todos os times, a Juve ficou no topo dentre os italianos. 

Basta uma rápida navegação pelas redes sociais, sobretudo no X, para encontrar em português do Brasil diversos perfis dedicados aos times italianos. Os nomes são os mais variados: Brescia da Depressão, Pordenone Mil Grau, etc.

Pois foi pensando nessa tendência, que também é observada em outros países e idiomas, que alguns times decidiram investir mais em comunicação para torcedores de fora da Itália. O primeiro passo foi criar perfis nas redes sociais para publicações em cada língua. Clubes como Milan, Juventus, Napoli e Roma já fazem isso há algum tempo.

Mirando o público brasileiro, por exemplo, alguns perfis chegam até a celebrar festas e feriados típicos daqui, como festa junina, dia da independência, entre tantos outros. O resultado, todavia, não muda muito do observado nas maiores torcidas da Itália.

Os times italianos com mais seguidores nas redes sociais são:

  1. Juventus: 174.9 milhões de seguidores
  2. Milan: 78.3 milhões de seguidores
  3. Inter: 70.2 milhões de seguidores
  4. Roma: 41.8 milhões de seguidores
  5. Napoli: 19.5 milhões de seguidores


TimeXInstagramFacebookTik TokYoutube
Juventus177000006000000047500000398000009900000
Milan91000001750000029000000206000002100000
Inter43000001450000033400000163000001700000
Roma3600000730000011000000158000004000000
Napoli2800000490000054000006100000332000



O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:







Comentários

Comentários