Fiorentina x Empoli: Serie A voltará a ter Derby Dell’Arno

Derby DellArno

Boa notícia para quem gosta de clássicos do campeonato italiano! O Derby Dell’Arno, que propõe o confronto entre Fiorentina e Empoli, está confirmado na temporada 2018-2019.

Como é sabido, a temporada 2017-2018 não contou com o clássico, pois o Empoli estava na Serie B. Entretanto, o clube azul da Toscanaconquistou a segunda divisão italiana de forma antecipada, o que resgatou a rivalidade imediatamente.

Aqui no Golazzo você já leu como funciona a rivalidade local na Itália. Clique aqui e reveja tudo sobre o assunto. Assim também acontece na Toscana. A proximidade regional de uma das províncias mais belas da Itália acirra o futebol quando falamos de Livorno, Siena, Empoli e Fiorentina.

Rivalidade do futebol na Toscana - Derby Dell'Arno Fiorentina e Empoli
Mapa que destaca a rivalidade regional do futebol na Toscana (Adriano Bertin)

Apesar de até ter um nome, em homenagem ao Arno, principal rio de Florença, o derby tem vida curta. Embora situados na mesma província, Empoli e Fiorentina se tornaram um clássico somente nos anos 80. São 22 km de distância entre o “QG” dos times, mas o principal obstáculo era a divisão. Já que, raramente, ambos estavam disputando o mesmo campeonato.

O começo foi bem equilibrado. A Fiorentina venceu o primeiro confronto de todos, na Copa Itália, enquanto o Empoli saiu vitorioso na Serie A.

Derby Dell’Arno: um clássico sempre de Serie A

Empoli e Fiorentina nem sempre compartilharam a mesma divisão, mas sempre protagonizaram o Derby Dell’Arno na Serie A. Ou então na Copa Itália.

Como dito acima, o confronto é recente, então o total de jogos é de apenas 26. A vantagem é da Fiorentina, com 14 vitórias; 7 empates e 5 vitórias do Empoli.

O último confronto aconteceu no Artemio Franchi, estádio da Fiorentina, na temporada 2016-2017. Na casa do rival, o Empoli venceu no último minuto, com um pênalti. O jogo também ficou marcado pela expulsão de Kalinic, hoje no Milan. O Croata recebeu o vermelho por reclamação ao final da partida.

Comentários

Comentários

Top