Os jornais italianos não perdoaram a precoce eliminação da Alemanha na Copa do Mundo 2018. Mesmo fora do mundial, a Itália se aproveitou do vexame dos rivais, que caíram ainda na primeira fase, e fizeram festa nas capas dos periódicos.
Antes de mais nada, é preciso lembrar que Itália e Alemanha protagonizam uma das maiores rivalidades do futebol internacional. Algo muito semelhante ao que os brasileiros acirram com argentinos. Porém, apesar do resultado histórico em 2006, quando italianos passaram por alemães nas semis, em Dortmund, a concorrência entre os países é bem antiga.
Se é possível botar um início nessa trajetória, então a Copa do Mundo de 1962, realizada no Chile, seria esse marco. Os países caíram no mesmo grupo, empataram e, no final das contas, a Itália foi eliminada. Naquele ano, o Brasil conquistaria o bicampeonato mundial.
Desde então, muitos confrontos marcaram a rivalidade, totalizando números bem semelhantes. Não à toa ainda são consideradas as maiores forças da Europa. Os dois países são tetracampeões mundiais e juntos acumulam 14 presenças em finais (6 vezes da Itália).
Por tudo isso, a eliminação da Alemanha ganhou enorme importância nas redações dos jornais italianos. Como se sabe, a seleção foi cabeça de chave em um grupo com México, Suécia e Coreia do Sul. As derrotas para os mexicanos, a vitória diante dos suecos e a queda diante dos asiáticos não foi suficiente para chegar às oitavas. Campeã do mundo em 2014, a Alemanha caiu na primeira fase na Rússia.
Eliminação da Alemanha: memes e capas de jornais
Como a internet não perdoa, não foram apenas os jornais que surfaram na onda de lágrimas alemãs. Tanto é que sobrou até para Michael Ballack, ídolo nacional e que tem postura bem ativa nas redes sociais. Especialmente quando o assunto é zombar dos italianos.
Quando a Itália ficou oficialmente fora da Copa do Mundo, ele não perdeu a oportunidade de zombar da tragédia do grande rival. Hoje, ele se tornou um meme:
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.