Os critérios de desempate do campeonato italiano são convocados sempre que dois ou mais times ficam em igualdade de pontos.
De imediato, é mais comum para o grande público “resolver” a questão somente com os quesitos mais óbvios, como saldo de gols, vitórias e gols feitos. Contudo, o campeonato italiano está preparado para situações mais avançadas e complicadas.
Isso pode ser explicado pelas regras específicas para rebaixamento e promoção. Na Serie B, por exemplo, há os playoffs para subir e os playouts para fugir da queda para a terceira divisão.
Simultaneamente, há também as disputas pelas vagas em Champions, Europa e até mesmo Conference League. Em caso de paridade, os critérios de desempate do campeonato italiano também entram em cena.
Mas quais são esses critérios? Como funcionam?
O primeiro, que nem chega a ser um critério mesmo, é a pontuação. Ou seja, o time com pontuação superior fica, supera e se classifica, seja qual for a situação. As singularidades começam a partir daí, quando surgem os outros fatores de diferenciação.
A grande diferença do campeonato italiano para outros é a valorização do confronto direto, conforme prevê o regulamento da própria liga. Mais até mesmo do que outros mais comuns e frequentes.
Critérios de desempate do campeonato italiano: ordem de importância
Para muitos é surpreendente, mas os critérios de desempate do campeonato italiano chegaram a incluir em passado recente o sorteio em caso de ausência de resolução com os pontos anteriores. Até mesmo uma disputa por título podia, literalmente, acabar na moeda.
Todavia, há um caminho mais longo e mais lógico antes dessa decisão extrema. A primeira diferenciação óbvia é por meio dos pontos. Em caso de igualdade, passa a valer (e muito) os placares registrados nos confrontos diretos.
De todos, esse parece ser o mais justo, pois obriga os rivais a realizarem campanhas melhores, até mesmo nos 180 minutos que se enfrentaram. Além do placar, a soma e o saldo de gols nesses duelos também são levados em consideração.
Passada a análise dos jogos diretos, são convocadas as regras mais comuns, seguidas do extremismo do sorteio.
Portanto, os critérios de desempate do campeonato italiano são os seguintes:
- Pontuação nos confrontos diretos entre os times
- Saldo de gols nos confrontos diretos (gols fora não valem o dobro)
- Saldo de gols no campeonato
- Maior número de gols marcados no campeonato
Critérios de desempate do campeonato italiano: o jogo direto
Desde a temporada 2021-2022, o regulamento alterou de maneira substancial parte dos critérios de desempate do campeonato italiano.
Talvez provocada pelo desfecho daquela edição do torneio, na qual Milan e Inter chegaram à rodada final com chances de título para ambos os lados e também a possibilidade de paridade de pontos, a federação optou por lançar já em 2022-2023 o jogo adicional em campo neutro.
A fórmula é simples: caso 2 times que brigam por título ou fuga de rebaixamento terminem a temporada com a mesma pontuação, os clubes disputarão uma nova partida em campo neutro. O vencedor do duelo será beneficiado com aquisição do objetivo, seja ele a taça ou a permanência na primeira divisão.
É importante salientar que esse tipo de decisão acontece somente em disputa de título ou fuga de rebaixamento. O mesmo não se aplica em desempate por vagas em Champions, Europa e Conference League.
Além disso, o jogo adicional é aplicado sempre entre dois times. Caso três equipes fechem a temporada com a mesma pontuação, os critérios de desempate do campeonato italiano são aplicados antes de qualquer coisa, de modo que só duas disputem o título ou se salve sem precisar enfrentar o duelo adicional.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.