Os torcedores brasileiros que acompanham o futebol italiano foram lembrados pelo técnico do Catania, Domenico Toscano, durante coletiva de imprensa. O treinador respondeu às perguntas dos jornalistas na sala de imprensa do estádio Angelo Massimino, em Catania, na Sicília, Itália, e aproveitou uma delas para atualizar aqueles que acompanham os rossazzurri de longe.
O que aconteceu?
O Golazzo participou da coletiva de imprensa após o jogo Catania x Crotone, realizado em 18 de agosto, pela Copa Itália Serie C 2024-2025. Jogando em casa, o time siciliano venceu nos pênaltis após empatar em 1×1 no tempo normal e na prorrogação.
No regulamento do futebol italiano, os times da terceira divisão (onde está atualmente o Catania) disputam uma Copa Itália diferente da “tradicional”. Os 60 clubes duelam em jogos eliminatórios, com exceção das semis e final, que acontecem em ida e volta. O vencedor ganha o direito de disputar os playoffs para ir à Serie B.
Atual campeão, o Catania avançou de fase diante da sua torcida, que ocupou boa parte do estádio Angelo Massimino – foram cerca de 11 mil espectadores.
Assista aos melhores momentos da partida:
O que Toscano disse aos brasileiros?
Na coletiva de imprensa após a partida, o Golazzo perguntou ao mister Toscano sobre o que ele falaria para os brasileiros que conhecem o Catania e aguardam o retorno da equipe aos holofotes do futebol italiano.
Lembrado constantemente pelas campanhas em Serie A nos anos 2000, o clube siciliano acabou declarando falência em dezembro de 2021. Naquela época, aliás, a equipe disputava a mesma Serie C e teve sua pontuação simplesmente zerada, sendo até mesmo proibida de encerrar a temporada, que estava na metade.
O passo seguinte foi recomeçar da Serie D, a partir da aquisição do empresário Rosario “Ross” Pelligra. Logo no primeiro ano, o time já retornou à terceira divisão e agora parte para o segundo ano buscando o acesso para a Serie B. Na temporada 2023-2024, o Catania foi o campeão da Copa Itália Serie C.
Diante deste cenário, o treinador respondeu ao Golazzo da seguinte maneira:
Enquanto isso, nos agrada saber que no outro lado do mundo há coração catanese que bate.
Sobre o Catania, em termos de futebol, é um clube cheio de torcedores, cheio de paixão. Hoje tivemos uma demonstração de cerca de 11 mil pessoas para um jogo de Copa Itália, mesmo com tantas incógnitas. Em Carrara [no jogo fora de casa contra a Carrarese], foram 500 ou 600. No Brasil estão esperando notícias.
Você pode dizer a eles que estamos trabalhando 24 horas por dia, porque todos queremos o bem do Catania e esperamos tornar o time o mais competitivo possível o mais rápido possível.
Toscano, técnico do Catania, em resposta ao Golazzo
Assista ao trecho da entrevista:
O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.