Claudio Ranieri deixa o Cagliari e se aposenta do futebol; veja texto de despedida

Aposentadoria Claudio Ranieri
(Rerodução / Instagram Cagliari)

Claudio Ranieri deixou o Cagliari e se aposentou do futebol. O agora ex-treinador fez o anúncio da despedida em parceria com o próprio time rossoblù, por meio de uma publicação nas redes sociais na qual relembra toda a trajetória à frente da equipe, partindo da primeira passagem e chegando ao desfecho da temporada atual.

Conforme o próprio revela no vídeo, o capítulo final na carreira acabou sendo mesmo o objetivo alcançado de manter o Cagliari na Serie A. Mesmo restando uma partida para fechar o ciclo 2023-2024, a equipe da Ilha da Sardegna acabou se salvando após triunfar diante do Sassuolo fora de casa na rodada 37. A vitória no confronto direto foi suficiente para livrar o rossoblù da queda e simultaneamente rebaixar o próprio neroverde.

Velho conhecido e admirado pela torcida do Cagliari, Ranieri foi o responsável por trazer o time de volta da Serie B para a elite do campeonato italiano. Na temporada anterior, ele assegurou a última promoção possível por meio de vitória nos playoffs diante do Bari. Na atual temporada, entretanto, o técnico chegou a anunciar a própria demissão, diante dos seguidos resultados ruins, mas desistiu após ser convencido pelos jogadores.

Reconhecido no cenário internacional em razão das conquistas com Valencia, Monaco e principalmente Leicester, Ranieri coleciona títulos e passagens importantes no ambiente doméstico italiano, mas o laço mais especial de todos é, de fato, o desenvolvido com o Cagliari. À frente do rossoblù, a história começou em 1988, levando o clube da terceira para a primeira divisão em dois anos.

Na Serie A, Ranieri também ocupa a 15ª posição no ranking dos treinadores com mais partidas disputadas. Ao todo, foram 474 jogos à frente de 8 times diferentes. Sobre títulos conquistados, a lista é ampla:

  • Copa Itália Serie C (Cagliari)
  • Campeonato italiano Serie B (Fiorentina)
  • Copa Itália (Fiorentina)
  • Supercopa da Itália (Fiorentina)
  • Copa da Espanha (Valencia)
  • Ligue 2 (Monaco)
  • Premier League (Leicester)
  • Copa Intertoto (Valencia)
  • Supercopa da UEFA (Valencia)

Assista ao vídeo de despedida de Ranieri e leia a tradução mais abaixo:







Acredito que minha trajetória começou em 1988, tivemos 3 anos estupendos, foram duas promoções e uma salvação, e depois eu fui embora. Me tornei grande.

Eu cresci e agora me parece justo, depois da promoção, que talvez não esperássemos que acontecesse assim tão imediatamente depois de eu chegar em janeiro, e depois a salvação chegou. Eu tinha dito até o último segundo do último jogo, porque na minha cabeça eu ficava revendo o gol de Pavoletti no minuto 94.

Porém, decidi que é a coisa certa sair agora. Eu tinha três anos de contrato, mas é correto sair agora, mesmo que com o coração pesado, porque é difícil, uma decisão dura, mas acredito que seja a coisa certa.

Eu prefiro sair assim do que ficar mais um ano e as coisas não andarem bem. Eu estava com muito medo de voltar. Eu pensava “por que manchar a história caso as coisas não andem bem”, os três anos que vivi aqui, que encheram meu coração. Em momentos de dificuldades, eu sempre me agarrei à Cagliari, a esta ilha feliz. Então eu não queria vir, você sabe, muitos insistiram.

Então eu li aquelas palavras de Gigi Riva dizendo “Claudio é um de nós, se ele quiser, ele sabe que estamos aqui”. Então naquele momento eu voltei e disse “Certo, vamos deixar o egoísmo de lado e arriscar fazer algo ruim e arriscar o que eu fiz de bom. Deixa pra lá”.

Agora, porém, chegou o momento de partir e espero ser lembrado como uma pessoa positiva, uma pessoa que pediu ajuda aos torcedores do Cagliari e ao povo da Sardegna. Porque, sem eles, sou sincero, não teríamos conseguido.

O público foi o 12º jogador, porque, em momentos de dificuldade, no ano passado e neste ano, eles acreditaram nas minhas palavras quando eu disse “Nós vamos sofrer no começo, o barco vai tremer” e assim aconteceu. Mas conseguimos manter tudo em ordem, graças a vocês. Porque o público nunca nos abandonou. É muito difícil jogar em casa se o público fica reclamando ou vaiando. Não, o público sempre nos apoiou. As viradas que conseguimos aconteceram graças a vocês.

E por tudo isso eu sou eternamente grato, porque vocês me fizeram viver um ano e meio maravilhoso. Estou orgulhoso de vocês. Espero que eu tenha sido um representante digno do Cagliari e de toda a Sardegna.

Obrigado do fundo do coração.

Claudio Ranieri



O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:







Comentários

Comentários