Fabio Cannavaro é o novo treinador da Udinese. O anúncio veio por meio do clube italiano nesta segunda-feira, 22 de abril, em meio ao encerramento da rodada 33 do campeonato italiano 2023-2024.
O nome do capitano foi selecionado após a demissão de Gabriele Cioffi, que ficou sem emprego na sequência da derrota fora de casa para o Hellas Verona no final de semana. O duelo direto por fuga de rebaixamento deixou a Udinese na beira da zona de queda, com a mesma pontuação do Frosinone, que seria o primeiro rebaixado hoje.
Nesse cenário, Cannavaro se torna o terceiro treinador do clube na mesma temporada, assumindo o cargo depois de Sottil e o do próprio Cioffi. Conforme o comunicado emitido, o contrato assinado vai até junho de 2024, o que representa uma disputa de apenas 5 partidas até o desfecho do campeonato, com a adição dos 20 minutos do duelo suspenso com a Roma.
Não há necessidade de recordar as façanhas em campo de um dos maiores jogadores da história do futebol italiano.
Cannavaro é um treinador jovem e preparado, de estatura internacional, que já teve a oportunidade de provar as suas capacidades no exterior.
O clube identificou na sua experiência em campo e na sua liderança indiscutível a figura adequada para conduzir a equipe ao objetivo da salvação.
Nota da Udinese
Esta será a primeira experiência de Fabio Cannavaro como treinador na primeira divisão do campeonato italiano. Após a aposentadoria, o ex-zagueiro comandou times na China e na Arábia Saudita. Em território italiano, sua estreia aconteceu na temporada 2022-2023, na segunda divisão. No entanto, o trabalho à frente do Benevento acabou abaixo das expectativas, tanto que o clube foi rebaixado para a Serie C.
A estreia de Cannavaro como técnico da Udinese está marcada para 25 de abril, quando o clube recebe a Roma no Bluenergy Stadium para disputa dos 20 minutos restantes do duelo que acabou suspenso antes do fim.
O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.