Acerbi deixa seleção italiana após suposto caso de racismo com Juan Jesus em Inter x Napoli

Racismo Acerbi Juan Jesus
(Reprodução / Twitter)

Francesco Acerbi deixou a concentração da seleção italiana após a repercussão do caso de suposto racismo envolvendo Juan Jesus no último final de semana. O zagueiro da Inter tinha acabado de chegar para a reunião com os demais convocados pela Azzurra, mas entrou em acordo com a federação italiana para não integrar o grupo que disputará os próximos jogos durante a data FIFA. A informação veio por meio da própria federação em nota.

Luciano Spalletti, treinador da Itália, convocou Acerbi e outros atletas para a disputa dos amistosos que a Itália fará nos Estados Unidos contra Venezuela e Equador, nos dias 21 e 24 de março. No lugar de Acerbi, o técnico decidiu chamar o também zagueiro Gianluca Mancini, da Roma.

Na nota publicada, a federação fala em comum acordo entre comissão e o atleta na decisão de remover Acerbi da lista original da convocação, ainda que não tenha ocorrido “qualquer intenção difamatória, denegridora ou racista da parte de Acerbi”, conforme o texto publicado.




O jogador de futebol Francesco Acerbi, que chegou esta manhã ao retiro da seleção em Roma, explicou ao técnico Luciano Spalletti e seus companheiros, conforme exige a política interna do Club Italia, sua versão da suposta expressão racista relatada pelo jogador de futebol Juan Jesus durante a partida Inter x Napoli.

Do relato do zagueiro da Inter, enquanto aguardava que o ocorrido fosse reconstruído pela autonomia da justiça desportiva, constatou-se que não houve qualquer intenção difamatória, denegridora ou racista da sua parte. No entanto, foi acordado excluir Acerbi da lista de jogadores convocados para os próximos dois amistosos ​​agendados nos Estados Unidos, para garantir a serenidade necessária à seleção nacional e ao próprio jogador, que regressa hoje ao seu clube.

Com isso, o zagueiro da Roma, Gianluca Mancini, foi convocado.

Nota da federação italiana



Acerbi e Juan Jesus: o que aconteceu?




No último domingo, 17 de março, Inter e Napoli empataram em 1×1 no San Siro, em jogo válido pela rodada 29 do campeonato italiano 2023-2024. Os gols do jogo foram marcados por Darmian e Juan Jesus.

No pós-jogo, o próprio zagueiro brasileiro relatou em entrevista que foi ofendido de forma racista por Acerbi. Em entrevista ao DAZN, Jesus disse que foi chamado de “negro”, mas que a situação foi resolvida em campo após o atleta da Inter pedir desculpas.

Assim que a entrevista foi ao ar, surgiram nas redes sociais imagens do momento no qual Jesus recorre ao árbitro da partida para delatar o ocorrido. Não é possível fazer a leitura labial para determinar o que foi dito pelo brasileiro, mas em dado momento ele indica o emblema da campanha contra o racismo, que está estampado na camisa de ambos os times.

Em outras imagens, é possível ver Jesus e Acerbi discutindo, seguido de um gesto do zagueiro nerazzurro apontado para Thuram, seu companheiro de equipe:







Ainda sem anúncio de investigação ou possíveis punições, restando apenas especulações dos jornais italianos, a Inter emitiu uma nota reconhecendo o ocorrido, mas afirmando que “reserva-se ao direito de consultar o seu jogador o mais rápido possível, a fim de esclarecer a dinâmica exata do que aconteceu na noite passada”.

Algumas horas depois do ocorrido, que segundo o próprio Juan Jesus estava “resolvida” em campo, novos acontecimentos reativaram o desentendimento. Até mesmo o técnico da seleção italiana, Luciano Spalletti foi perguntado a respeito e, em entrevista coletiva, disse ter entendido não se tratar de um caso de racismo.

A repercussão seguiu e o jogador brasileiro utilizou seu Instagram para reclamar da reinterpretação dos fatos, inclusive do próprio Acerbi.




Para mim o assunto foi encerrado ontem em campo com as desculpas do Acerbi e sinceramente teria preferido não voltar a algo tão repugnante como o que tive de sofrer.

Hoje, porém, li declarações de Acerbi que estão totalmente em desacordo com a realidade dos fatos, com o que ele próprio disse ontem em campo e com as provas também mostradas por vídeos e leituras labiais em que me pede perdão.

Então, não. O racismo é combatido aqui e agora.
Acerbi me disse “vai embora preto, você é só um preto”.

Após o meu protesto ao árbitro ele admitiu que tinha cometido um erro e me pediu desculpa, acrescentando depois: “para mim, negro, é um insulto como qualquer outro”.

Hoje ele mudou de história e afirma que não houve insulto racista. Não tenho nada a acrescentar.




O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos e toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:







Comentários

Comentários