Guardiola, Inzaghi e Spalletti disputam prêmio de técnico do ano da UEFA

Técnico do ano UEFA Guardiola Inzaghi Spalletti
(Reprodução / Youtube)

A UEFA listou os técnicos candidatos ao prêmio de melhor técnico do ano. Para a entidade, o treinador mais notável da última temporada sairá entre: Pep Guardiola, Simone Inzaghi e Luciano Spalletti. A condecoração será entregue em 31 de agosto, no Grimaldi Forum, em Monaco.

A exemplo do observado no ciclo passado do futebol internacional, os italianos (ou representantes do futebol italiano) retornaram aos holofotes até mesmo nas premiações individuais. Depois de muito tempo, o calcio alcançou as finais de Champions, Europa e Conference League, com Inter, Roma e Fiorentina, ainda que não tenha conquistado nenhuma das taças.

A indicação de Guardiola é meio óbvia, sobretudo pelo título da Champions League com o Manchester City.

Quanto aos italianos, a presença de Inzaghi também pode ser explicada pela final da mesma Champions League, especialmente após superar o Milan no Derby Della Madonnina nas semis. Contudo, fora isso, o treinador também conquistou duas taças na temporada: a Supercopa da Itália e a Copa Itália.

Luciano Spalletti é candidato ao prêmio após liderar o Napoli na conquista do campeonato italiano 2022-2023. A performance coroou não somente o próprio técnico, que ainda não tinha o scudetto no currículo, mas também marcou a retomada dos azzurri, que não venciam a Serie A há 33 anos.

Ainda falando dos nomes italianos, até mesmo Roberto De Zerbi, do Brighton, surgiu entre os concorrentes ao prêmio. O ex-treinador do Sassuolo recebeu 70 pontos e ficou à frente de nomes como Deschamps e Arteta.

Os nomes dos técnicos foram selecionados por meio de um grupo de estudo, conforme explica a própria UEFA, além de uma votação entre os próprios treinadores dos times que disputaram os torneios internacionais e ainda um coletivo de jornalistas.

O campeonato italiano começa no final de semana de 20 de agosto.







Comentários

Comentários