Agora sim: o campeonato italiano 2022-2023 está finalmente encerrado. Após exceções provocadas por atualizações recentes no regulamento da principal competição do futebol da Itália, além de definições fundamentais na segunda divisão, o calendário acabou indo muito além das originais 38 rodadas.
Agora, já temos a primeira notícia relevante para a temporada 2023-2024: os 20 clubes eleitos para a disputa. No mesmo dia, o domingo de 11 de junho, foram respondidas as últimas interrogações nas duas divisões do calcio, encerrando o ciclo 2022-2023, abrindo as férias e já iluminando o caminho da próxima etapa.
Os rebaixados
Após a contagem de pontos em 38 rodadas registradas, foram enviados para a segunda divisão a Sampdoria (pior campanha da Serie A) e a Cremonese. Na última rodada, na expectativa para apontar o último clube condenado, empataram em 31 pontos Hellas Verona e Spezia.
Diante da mudança recente no regulamento, ao invés da validação dos critérios de desempate (se fosse o caso, o Spezia estaria salvo), a dupla foi convocada para disputa de um jogo adicional e em campo neutro, algo nunca visto pelas gerações mais novas de fãs do futebol italiano.
O duelo acabou sendo marcado mais de uma semana após a realização da rodada 38 da Serie A, no Mapei Stadium. Originalmente, a partida foi agendada para a Dacia Arena, mas acabou mudando em razão do óbvio favorecimento aos torcedores de Verona – a viagem seria 200 km “menos cansativa” para os fãs do gialloblù.
Mesmo assim, o Hellas Verona acabou levando a melhor e vencendo a partida por 3×1. Com cara de “final”, o duelo chegou a ficar empatado em 1×1 logo nos primeiros minutos, porém o clímax acabou registrado somente na segunda etapa.
Já com o placar de 3×1 exibido no Mapei Stadium, o Hellas Verona chegou a ter um pênalti assinalado contra si e ainda teve um jogador expulso no mesmo lance. No entanto, o drama passou para o lado do Spezia ao desperdiçar a batida que colocaria mais fogo no duelo.
Após o apito final, o Spezia foi enviado para a Serie B junto com Cremonese e Sampdoria.
Os promovidos
Há um bom tempo, Frosinone e Genoa já tinham garantido acesso e retorno ao campeonato italiano Serie A. Depois de 38 rodadas, a dupla somou pontos suficientes para garantir 1ª e 2ª colocações e, consequentemente, a promoção automática para a primeira divisão.
Na Serie B, o regulamento quase sempre prevê a realização dos playoffs, isto é, um mata-mata entre os times que ficaram no intervalo entre 3ª e 8ª posições.
De um lado, o Cagliari precisou passar por todas as fases desse minitorneio, partindo das quartas de final (superando Venezia e Parma). Por outro, o Bari entrou diretamente nas semis. Ambos acabaram atingindo as finais (jogos de ida e volta), mas com a enorme vantagem para o Bari, que poderia se tornar campeão e subir empatando duas vezes.
Na ida, na Sardegna, o duelo acabou exatamente 1×1. Na volta, no icônico estádio San Nicola, o relógio do árbitro marcava 94 minutos jogados, enquanto o placar indicava o 0x0, uma combinação que promoveria o Bari para a primeira divisão do campeonato italiano. Todavia, o gol de Pavoletti nos acréscimos dos acréscimos acabou premiando o time de Claudio Ranieri, que chegou durante a temporada e já recolocou o rossoblù na primeira divisão (apenas um ano após o rebaixamento).
Com isso, foram promovidos Frosinone, Genoa e Cagliari.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.