A última rodada do campeonato italiano 2022-2023 está agendada para o próximo final de semana, mais precisamente no domingo, 4 de junho. Mesmo ainda precisando confirmar o horário das 10 partidas da rodada 38, a principal decisão, de fato, deve ser o apontamento do último clube condenado ao rebaixamento. Contudo, graças a uma recente mudança no regulamento do torneio, o 4 de junho pode não ser o último dia de campeonato italiano.
É bem verdade que o título já foi entregue ao Napoli, e Lazio e Inter já garantiram vaga na próxima Champions League. Há ainda as interrogações sobre quem vai se classificar para as demais competições da Europa, mas os placares da rodada 37 acabaram direcionando a discussão para o fim da tabela da Serie A.
Sampdoria e Cremonese já foram rebaixadas matematicamente, é verdade. Com a vitória fora de casa contra o Monza, o Lecce já se garantiu na Serie A e deixou o desespero do rebaixamento nas mãos de apenas duas equipes: o Spezia, que perdeu em casa, e o Hellas Verona, que empatou enquanto mandante.
Os dois times chegam para a última rodada do campeonato italiano nas seguintes posições:
- 16º Lecce – salvo
- 17º Spezia – 31 pontos
- 18º Hellas Verona – 31 pontos
- 19º Cremonese – rebaixado
- 20º Sampdoria – rebaixado
No último compromisso da temporada, os dois jogam fora de casa e contra times do topo da tabela – ainda brigando por vagas em competições na Europa:
- Milan x Hellas Verona
- Roma x Spezia
Antes da bola rolar, no entanto, os critérios de desempate acabam colocando o Hellas Verona na zona de rebaixamento, mesmo possuindo a mesma pontuação do Spezia. Isso acontece porque são levados em consideração os confrontos diretos e gols marcados.
Todavia, se o cenário for mantido na última rodada, ou seja, se a combinação de placares acabar resultando em pontuações idênticas, Spezia e Hellas Verona precisarão jogar um confronto adicional, direto e em campo neutro.
Por que Spezia e Hellas Verona podem fazer um jogo extra?
Desde a temporada 2021-2022, a federação italiana decidiu alterar (ou adicionar um quesito) nos tradicionais critérios de desempate. Um dos motivos para isso pode ter sido o desfecho daquele campeonato, que chegou até a última rodada com Milan e Inter disputando o scudetto.
Após entrega da taça, o regulamento passou a tratar diferentemente os casos de disputa de título e fuga de rebaixamento. Isto é, em caso de paridade de pontos nessas duas situações, ao invés de valorizar o confronto direto, a diferenciação passou a ser um jogo extra e em campo neutro.
No caso de Hellas Verona e Spezia, é exatamente o que pode acontecer. Apesar de hoje existir a vantagem para o Spezia, a igualdade de pontos ao fim das 38 rodadas forçaria a realização da “final pela salvação”. Isso vai depender dos placares de ambos os lados na rodada final.
Vale lembrar que o jogo extra em campo neutro é convocado apenas quando os times empatam em pontos brigando por título ou fugindo de queda para Serie B – nunca em competição por busca de vagas nas copas europeias.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.