A Roma removeu momentaneamente a marca da Digitalbits das suas camisas de jogo. A informação já tinha sido antecipada pelo Corriere Dello Sport, bem antes da realização da rodada 32 do campeonato italiano 2022-2023, na qual a equipe da capital recebe o Milan no Stadio Olimpico.
A saída do patrocinador-master do uniforme, de acordo com o jornal, é explicada pelo não pagamento de valores, conforme previsto no contrato assinado entre as partes. Por isso, além da camisa, os giallorossi estão retirando a imagem da empresa de absolutamente todos os lugares, incluindo site, campanhas de marketing, redes sociais, etc.
Vale lembrar que algo semelhante aconteceu com a Inter no início da mesma temporada. A própria Digitalbits teria atrasado o pagamento acordado e, momentaneamente, a empresa desapareceu das plataformas e vestimentas nerazzurre.
Ainda segundo o Corriere, no lugar da Digitalbits a Roma, então, optou por não deixar o espaço vazio, como inicialmente poderíamos imaginar. O lugar destinado ao patrocinador é exatamente a parte central do peito. No luigar, a equipe decidiu estampar o acrônimo SPQR.
Mas o que significa SPQR?
O termo é muito importante e representativo para o clube, mas sobretudo para a capital italiana em si. Conforme reporta a Enciclopédia Treccani, SPQR significa:
Abreviatura frequente nas epígrafes latinas para indicar o povo romano. Talvez originalmente equivalente a Senatus Populus Quirites Romani, mais tarde foi entendido (novamente na época romana) como Senatus Populusque Romanus. A fórmula, completa ou abreviada, é utilizada em inscrições monumentais. A sigla, que voltou a estar em voga na Idade Média (século XII), é recorrente nas moedas do Senado romano desse período.
Treccani
No caso da Inter, a Digitalbits voltou a aparecer (como está ainda hoje) nos materiais esportivos, site e campanhas do clube. No caso da Roma, ainda não há definição, já que restam 6 rodadas para o fim da temporada, ainda que os giallorossi estejam envolvidos nas semifinais da Europa League, com chance de chegar à final.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.