Um longo tempo se passou, a Squadra Azzurra ficou fora de duas Copas do Mundo, mas está confirmado: a final da Champions League 2022-2023 terá um clube italiano.
Desde o sorteio das quartas de final, fase na qual ainda tinham 3 representantes do calcio na competição, já era celebrada a confirmação de ao menos uma equipe nas semis, mas agora o destino está garantido até a finalíssima.
Isso se deve porque o sorteio das quartas colocou do mesmo lado da chave os duelos entre Napoli e Milan e Inter e Benfica. Com os triunfos dos rossoneri e nerazzurri, as semis terão nova edição do Derby Della Madonnina, como aconteceu exatamente nas semifinais da Champions League 2002-2003, e de quebra garantiu um representante italiano na final, como não acontecia há um bom tempo.
Quando foi a última vez que um time italiano disputou a final da Champions League?
Já faz 6 anos desde que um clube italiano chegou perto de vencer a Champions League novamente. Na ocasião, a decisão foi disputada por Real Madrid e Juventus, no País de Gales, na temporada 2016-2017.
A taça acabou indo para os espahóis após o placar final de 4×1. O duelo chegou a ficar empatado (gols de Cristiano Ronaldo e Mandzukic), mas se encerrou com título do Madrid após gols de CR7 (novamente), Casemiro e Asensio.
Quando foi a última vez que um time italiano venceu a Champions League?
A última vez que um time italiano venceu a Champions League foi em 2009-2010, com a Inter. Os nerazzurri venceram o Bayern na final do torneio por 2×0, com gols de Milito.
Na ocasião, a conquista da Champions significou a garantia do triplete à Inter, que já tinha vencido o scudetto e a Copa Itália na mesma temporada.
Quando foi a última semifinal entre Milan e Inter na Champions League?
Esta não será a primeira vez que Milan e Inter disputarão uma semifinal de Champions League. Antes, o Derby Della Madonnina, um dos maiores clássicos do campeonato italiano e enorme exemplo de rivalidade nacional, já aconteceu exatamente nesta fase na temporada 2002-2003.
Na ocasião, o rossonero avançou após empatar em 0x0 quando jogou como mandante no San Siro e depois ao empatar novamente, mas por 1×1, enquanto visitante. O regulamento da época beneficiava os gols fora de casa.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.