Fazia muito tempo que três times italianos não avançavam juntos para as quartas de final da Champions League, mas isso finalmente voltou a acontecer. Findadas as oitavas da atual temporada da competição, Milan, Inter e Napoli se classificaram para a próxima fase do mata-mata e, juntos, protagonizaram um feito que não ocorria há incríveis 17 anos.
Depois da fase de grupos, dos representantes do calcio, apenas a Juventus acabou eliminada de maneira antecipada e foi parar na Europa League. O trio restante rumou para as oitavas, com apenas o Napoli obtendo a vantagem de decidir em casa.
O Milan foi o primeiro a garantir sua vaga nas quartas após eliminar o Tottenham. O rossonero venceu em casa por 1×0 e segurou um empate sem gols em Londres. Na sequência, a Inter concluiu a missão com os mesmos resultados: primeiro com vitória mínima contra o Porto no San Siro e depois com o 0x0 em Portugal.
Por fim, os azzurri, atuais “super líderes” do campeonato italiano 2022-2023, apenas administraram a vantagem de 2×0 construída fora de casa na ida diante do Eintracht Frankfurt por 2×0. No estádio Diego Armando Maradona, o placar de 3×0 assegurou o avanço e confirmou a boa fase também no cenário internacional.
Aliás, embora já possua títulos internacionais, o Napoli chegou às quartas de final da Champions League pela primeira vez em toda sua história.
Quando foi a última vez que três times italianos chegaram às quartas da Champions League?
Muita gente que acompanha a Champions League atualmente sequer era nascida na última vez que três times italianos chegaram às quartas do torneio. Como dito anteriormente, foram 17 anos de intervalo.
A temporada em questão foi a de 2005-2006. Naquela oportunidade, os representantes do futebol italiano eram Juventus, Inter e Milan, todos classificados da fase de grupos para as oitavas.
A primeira a avançar para as quartas foi a Juve, que superou o Werder Bremen, mesmo depois de perder por 3×2 na ida. O triunfo por 2×1 em Turim foi suficiente para eliminar o rival alemão. Na época, ainda valia a regra do gol fora de casa.
Já a Inter precisou enfrentar e tirar do torneio o Ajax (2×2 fora e 1×0 em casa).
Finalmente, o Milan retornou da Alemanha com o empate de 1×1 contra o Bayern e também se garantiu nas quartas com um barulhento 4×1 no San Siro.
Nas quartas de final, o trio de equipes italianas saiu do sorteio com os seguintes duelos:
- Juventus x Arsenal
- Inter x Villarreal
- Milan x Lyon
Dos três, no entanto, somente o Milan foi capaz de avançar para as semifinais. Porém, a felicidade dos rossoneri durou somente até o jogo da volta contra o Barcelona, que eliminou o time italiano, chegou à final e se tornou campeão diante do Arsenal.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.