O futebol italiano vai conhecer nesta semana o conquistador do primeiro título de 2023. Em 18 de janeiro, acontece a Supercopa da Itália, torneio de jogo único e que desta vez acontecerá no estádio Re Fahd, na Arábia Saudita.
O torneio já é há algum tempo uma das principais tradições (e troféus) do universo do calcio. A Supercopa promove o encontro entre os atuais campeões da Copa Itália e do campeonato italiano. Desta vez, a final também articula nova realização do Derby Della Madonnina, já que os eleitos para a disputa foram Milan, pelo título da Serie A, e Inter, corrente campeã da copa nacional.
Já tem um tempo que a sede do jogo único não acontece necessariamente na Itália, tampouco em um estádio específico. A finalíssima chegou a acontecer seguidamente no Stadio Olimpico, em Roma, mas passou a transitar por outras arenas e países. Depois de edições na China e até nos estados Unidos, a próxima Supercopa da Itália acontecerá na Arábia Saudita, como em 2018 e 2019.
Por isso, os compromissos de Milan e Inter pela Copa Itália e pela Serie A foram antecipados. Enquanto o meio de semana também será data de partidas na copa, as equipes já embarcaram para a capital saudita. Os rossoneri foram os primeiros a chegar e até acabaram “recepcionados” por Cristiano Ronaldo, novo jogador do time local, o Al-Nassr.
O ranking dos maiores campeões da Supercopa da Itália tem a Juventus no topo, com 9 taças. Na sequência aparecem Milan (7), Inter (6) e Lazio (5).
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.