Pela primeira vez na sua história, o campeonato italiano terá a arbitragem de um jogo comandada por uma mulher. A realização acontecerá neste domingo, 2 de outubro, no duelo Sassuolo x Salernitana, válido pela rodada 8 da Serie A 2022-2023.
O nome que entra para a história do futebol italiano é o de Maria Sole Ferrieri Caputi, que tinha tomado o noticiário já no momento quando foi aprovada para integrar o quadro de árbitros da elite do calcio.
Com 31 anos, Caputi nasceu em Livorno, na Toscana, e fez sua estreia no futebol em 2019. De lá para cá, ela colecionou arbitragens em partidas da Serie D e Serie C. Segundo o Corriere Dello Sport, seu currículo possui 23 jogos na terceira divisão, 3 na segundona e 1 na Copa Itália 2021-2022.
Na copa, aliás, a árbitra também fez história ao ser a primeira a apitar um duelo envolvendo um time da primeira divisão – no caso, o Cagliari, que venceu o Cittadella por 3×1 em 15 de dezembro de 2021.
Já na temporada 2022-2023, Caputi fez duas aparições de destaque: a primeira foi na fase inicial da Copa Itália, quando apitou a vitória da Sampdoria sobre a Reggina, e a segunda foi como quarto árbitro no duelo Monza x Udinese, na 3ª rodada da Serie A.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.