Morreu nesta terça-feira, 1 de fevereiro, Maurizio Zamparini, ex-presidente do Palermo. O mandatário faleceu aos 80 anos no hospital de Cotignola, na província de Ravenna, onde estava internado, conforme reporta o Corriere Dello Sport.
Uma perda grave para quem ama as nossas cores e só consegue alívio com a memória eterna dos momentos indeléveis e dos anos maravilhosos que cada torcedor viveu. Da histórica promoção à Serie A até a final da Copa da Itália. Zamparini para sempre conosco.
Dario Mirri, atual presidente do Palermo em nota no site oficial
Militando atualmente na Serie C, o Palermo lembra em texto publicado aos torcedores que Zamparini foi “o presidente mais vencedor da história rosanera“. No currículo enquanto presidente de times de futebol, ele tem a promoção do Venezia para a Serie A, mas será pra sempre lembrado como o grande nome por trás da última e melhor fase do Palermo.
Em suas mãos, o clube da Sicília também conquistou acesso à primeira divisão em 2003-2004, mas não só isso. Nos anos seguintes, o Palermo conquistou vaga para competições europeias e chegou até a disputar uma final de Copa Itália, perdida para a Inter, em 2011.
No período, Zamparini foi o responsável por assinar contrato com diversos jogadores que se tornariam craques e estrelas do futebol internacional. Os nomes são diversos, mas impossível não citar Sirigu, Zaccardo, Barzagli, Grosso, Pastore, Ilicic, Dybala, Luca Toni, Miccoli e Cavani.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.