Compra da Atalanta deixa quase metade do campeonato italiano com administração estrangeira

times italianos com donos estrangeiros
Empresários e empresas dos Estados Unidos são maioria no gerenciamento de times italianos (Golazzo)

Dos 20 times que disputam o campeonato italiano 2021-2022, 9 são administrados por pessoas ou empresas de fora da Itália. O levantamento da Gazzetta Dello Sport, publicado nas redes sociais neste sábado, 19 de fevereiro, destaca o número elevado de aquisições feitas a nomes e entidades dos Estados Unidos.

A mais recente a aderir à tendência foi a Atalanta. Também neste final de semana, o clube de Bergamo anunciou a venda de 55% dos seus direitos a um fundo cujo líder é Stephen Pagliuca, coproprietário do Boston Celtics, time de basquete da NBA. Segundo a Gazzetta, o negócio saiu por 400 milhões de euros.

Agora, pensando somente na primeira divisão da atual temporada, já são 7 proprietários americanos 1 chinês. Se levarmos a análise para Serie B ou Serie C, o cenário se expande ainda mais. Conforme revela o estudo do Sky Sports, há diversos exemplos nas outras divisões, como a Pistoiese, que está nas mãos de Stefan Lehmann; o Cesena, do grupo JRL Investments; o Como, com Robert Budi Hartono e o Pisa, com Alexander Knaster.

Em quase todas as negociações concluídas, a transação foi feita ao passar mais de 50% dos direitos do clube para o empresário ou para empresa. Na Serie A, um dos casos mais conhecidos é o da Inter e o grupo Suning. Os chineses se tornaram donos do clube nerazzurro após adquirirem 68.55% das ações em 2016.

Outro exemplo icônico é do outro time de Milão: o Milan. O rossonero está nas mãos do Elliott Management Corporation, do empresário Paul Singer, desde 2018. Na transação, foram cedidas 99.93% das cotas do time.

Curiosamente, nos dois lados do Derby Della Madonnina, apesar da venda das equipes, ambas mantiveram ídolos em posições relevantes nas respectivas diretorias. Na Inter, Javier Zanetti, um dos maiores jogadores do clube, se mantém até hoje como vice-presidente. No Milan, Paolo Maldini, eterna bandeira, está à frente do departamento de futebol.

Confira abaixo os times do campeonato italiano Serie A que possuem donos estrangeiros:

  • Milan – Elliott Management Corporation (Estados Unidos 🇺🇸)
  • Inter – Suning (China 🇨🇳)
  • Atalanta – Stephen Pagliuca (Estados Unidos 🇺🇸)
  • Roma – Dan Friedkin (Estados Unidos 🇺🇸)
  • Fiorentina – Rocco Comisso (Estados Unidos 🇺🇸)
  • Bologna – Joey Saputo (Canadá 🇨🇦)
  • Spezia – Robert Platek (Estados Unidos 🇺🇸)
  • Venezia – Duncan Niederauer (Estados Unidos 🇺🇸)
  • Genoa – 777 Partners (Estados Unidos 🇺🇸)

Comentários

Comentários