Futebol Siciliano: Palermo aposta em Santana e Catania pode perder inscrição na Serie C

Palermo Catania campeonato italiano Serie C

A temporada 2020-2021 acabou para as principais divisões do campeonato italiano. Pensando na Serie C, dois times da Sicília chamam atenção pela rivalidade e pelo destino bem diverso que estão para percorrer: Palermo e Catania.

Unidos, os rivais protagonizam o Derby Di Sicilia, um dos maiores clássicos do campeonato italiano. Contudo, embora tenham ambos encerrado a temporada na terceira divisão, o mesmo cenário não deve se repetir na próxima.

A começar pelo Palermo, que até chegou a disputar os playoffs para subir para a segundona, mas ficou no caminho ao perder para o Avellino. Porém, vale lembrar que esta foi somente a segunda campanha do time depois de falir e renascer. O rosanero mudou nome e escudo para ressurgir na Serie D, e subiu logo na temporada anterior.

Durante o ano, aliás, Mario Santana, icônico jogador do campeonato italiano, se tornou o primeiro a marcar gol em todas as divisões do futebol na Itália.

Santana, aliás, embora não mais em campo, permanecerá no Palermo, mas agora como treinador da categoria de base. O clube anunciou nesta sexta, 18 de junho, a nova função do argentino.

Por outro lado, o Catania está para percorrer o caminho que o grande rival trilhou no passado recente. As notícias não são nada boas, pois o clube corre sérios riscos de sequer conseguir fazer a inscrição na Serie C.

Como é sabido, o campeonato italiano e a UEFA, seja qual for a divisão, não permitem a entrada ou permanência de times com pendências financeiras. Certa vez, o Parma foi impedido de ir à Europa League por este motivo. Em outra, a Serie B começou com 22 clubes e terminou com 19.

Exatamente nessa situação, o Catania busca meios para continuar vivo e disputar a terceira divisão na próxima temporada. Com problemas no setor econômico, os rossazzurri fizeram um pré-acordo de aquisição com o advogado americano Joe Tacopina, em janeiro de 2021.

Contudo, esperando parcerias para mudar o quadro do Catania, o empresário passou a antagonizar com o Sport Investment Group Italia S.p.A (ou SIGI). Dono de 95% do Catania, o grupo praticamente declarou falência e, segundo Tacopina, chegou a pedir ajuda financeira dos próprios torcedores.

O pedido feito pelo Sigi, através de um post publicado nas redes sociais, pedindo apoio financeiro aos torcedores do Catania é tão chocante quanto revelador. Tudo isso é ridículo e inacreditável, mas é exatamente o nível de falta de profissionalismo que tenho lidado desde janeiro no relacionamento com Sigi

Joe Tacopina, em nota reproduzida no Catania Today

O problema é que, possivelmente em desacordo com a situação, Tacopina foi além e já oficializou que está fora do negócio. A notícia foi confirmada na mesma nota, nesta sexta, 18 de junho.

Agora, sem o plano A, o Catania precisará de um milagre econômico para, em tempo, saudar a dívida de cerca de 10 milhões de euros e fazer sua inscrição na próxima edição do campeonato italiano Serie C.

Comentários

Comentários