Copa Itália muda formato com 40 clubes, e exclui times da Serie C

A Copa Itália mudou seu formato, eliminando a participação de todos os times da Serie C do campeonato italiano. A informação foi revelada após reunião do conselho da liga nesta quarta-feira, 5 de maio, e repercutida no Corriere Della Sera.

No evento, também foi decidida a data de partida da próxima edição: 15 de agosto de 2021.

Contudo, a mudança mais radical, de fato, é a não participação de todos os times da terceira divisão. Conhecido até o momento como “o torneio mais democrático do futebol italiano”, a Copa Itália costumava envolver 78 equipes, até mesmo da 4ª divisão.

Agora, todavia, disputarão o torneio somente os 20 clubes da Serie A e os outros 20 da Serie B. Do atual sistema, será preservada a vantagem para os times do topo na primeira divisão, que entram na copa somente nas fases decisivas.

Diante do novo cenário apresentado, Francesco Ghirelli, presidente da Lega Pro (Serie C), encabeçou os protestos dizendo que se trata de “violação de direitos”:

A decisão da Série A de excluir as equipes da Lega Pro da Copa da Itália não só viola direitos consolidados, mas é a expressão de uma concepção elitista do futebol, incapaz de ter uma visão do sistema.

O Conselho de Administração da Lega Pro foi convocado, e tomará todas as iniciativas para proteger os direitos de suas equipes e salvaguardar uma cultura do futebol que respeita os valores mais autênticos do esporte. Inovar é preciso, mas preservando a coesão do sistema futebolístico

Francesco Ghirelli, presidente da Lega Pro, em comunicado no site da própria entidada

Caso não haja recursos para a decisão, belas trajetórias de times da Serie C em edições recentes da Copa Itália não acontecerão mais. Em 2015-2016, a Alessandria enfrentou o Milan na semifinal. Já em 2017, o Pordenone perdeu nos pênaltis para a Inter, nas oitavas do torneio.

Comentários

Comentários