A final da Copa Itália deve abrir uma vaga a mais na fase de grupos da Europa League, além da única prevista. A possibilidade se dá em razão dos times finalistas: Atalanta e Juventus, que entram em campo pela taça em 19 de maio.
Desde a criação da Conference League, o processo qualificatório para competições europeias mudou no campeonato italiano. Ao fim da temporada, vão para Champions League, Europa League e Conference League os seguintes times:
1º – Champions League
2º – Champions League
3º – Champions League
4º – Champions League
5º – Europa League
6º – Conference League
Contudo, no alto da 33ª rodada, a tabela da Serie A mostra Juventus (4ª) e Atalanta (2ª) já inseridas nas vagas de Champions League. Além disso, o próprio título da Copa Itália também garante uma vaga direta na Europa League.
Como os clubes não podem participar dos dois torneios simultaneamente, o sistema acaba mudando e adicionando um representante do futebol italiano na Europa League:
1º – Champions League
2º – Champions League
3º – Champions League
4º – Champions League
5º – Europa League
6º – Europa League
7º – Conference League
Contudo, para isso realmente acontecer, Juve e Atalanta precisam terminar dentro do G4. Dentre todos os times, o que mais deve se favorecer do novo cenário é o Sassuolo.
Atualmente, o neroverde ocupa a 8ª posição, 3 pontos atrás da Roma.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.