Com Roberto Mancini, Itália encerra 2020 invicta há 22 jogos

A Itália venceu a Bósnia por 2×0 nesta quarta-feira, 18 de novembro. O placar do compromisso pela UEFA Nations League deu à Squadra Azzurra a classificação para o Final Four, a semifinal da competição.

A partida também marcou o fim do ano para a seleção italiana. O próximo jogo no calendário está previsto somente para 11 de junho de 2021, com a estreia da Eurocopa contra a Turquia.

Por causa da pandemia, a Itália disputou apenas 8 jogos em 2020, entre amistosos e Nations League. Foram 5 vitórias e 3 empates. Contudo, em todo o retrospecto de Roberto Mancini, a seleção parece ter atingido a regularidade para recuperar o prestígio de antigamente.

O técnico assumiu o comando da Azzurra após o fiasco das eliminatórias da Copa do Mundo 2018. Fora do mundial, Mancini propôs uma renovação da seleção e estreou em 28 de maio, uma vitória por 2×1 contra a Arábia Saudita.

De lá para cá, foram 27 jogos no total, contando jogos de eliminatórias para a Eurocopa, Nations League e amistosos.

Os números da era Roberto Mancini são:

  • 18 vitórias
  • 2 derrotas
  • 7 empates

Para a Itália, o ano se encerra com 22 partidas de invencibilidade. O recorde anterior é da Azzurra campeã de 2006, de Marcelo Lippi, que atingiu 25 jogos sem derrotas.

Calendário da Itália em 2021

Depois do Ano Novo, a Itália terá um longo período sem jogos oficiais. O primeiro compromisso está agendado somente para 11 de junho de 2021, a estreia da Eurocopa.

A Azzurra está no grupo A, junto com Turquia, País de Gales e Suíça. A final do torneio acontece em julho.

Na sequência, o calendário reserva as partidas do Final Four da UEFA Nations League. Na competição, as semis serão disputas por Bélgica, França e Espanha, além da própria Itália.

As semis acontecem nos dias 6 e 7 de outubro. A finalíssima está agendada para 10 de outubro.

Comentários

Comentários