Os times mais amados e odiados do campeonato italiano ajudam a entender muito bem a relação entre o futebol e o povo local. O esporte, aliás, é disparado o mais praticado na Itália: cerca de 1 milhão de atletas.
Falando exclusivamente de futebol, trata-se de uma paixão que cobre praticamente todo o território da “bota”. A população do país atinge os 59 milhões de habitantes. Destes, estima-se que 34 milhões indicam serem torcedores ou no mínimo simpáticos a algum time de futebol.
Ou seja, praticamente metade dos cidadãos está envolvida de alguma forma com o esporte. Se tratando de futebol, e tudo que ele carrega culturalmente, é possível interpretar o “estar envolvida” com sentimentos como amor e ódio.
No restante do mundo do futebol, seja por rivalidade local ou histórica, o time que carrega o maior número de torcedores costuma ser também o mais odiado. No campeonato italiano, porém, como mostrou o resultado de uma pesquisa feita pelo European Football Benchmark e divulgada pelo Calcio Fanpage, a situação chega a ser surpreendente.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender algo sobre o comportamento do cidadão italiano em si, não somente aqueles inseridos no futebol. Temporada após temporada, são testemunhados casos de racismo entre pessoas do norte e pessoas do sul. Mais frequentemente de cidadãos do norte contra cidadãos do sul.
Um episódio esquisito aconteceu quando a equipe da Atalanta (do norte) desembarcava para um duelo local e acabou interceptada por um torcedor sozinho do Napoli, que os perturbou com algo trivial. Um dos membros do time rebateu e expulsou o torcedor dizendo “terroni del cazzo” (“sulista do caralho”, em tradução livre). A ofensa é uma das piores possíveis (senão a pior) utilizadas para rebaixar pessoas que moram no sul da Itália.
Infelizmente, a animosidade entre pessoas das duas partes do país é constantemente observada e até alimentada no futebol. Mas vamos aos números.
Juventus: o time mais amado do campeonato italiano
Uma das formas de eleger o time mais amado do campeonato italiano é simplesmente apontar quem tem a maior torcida. A Juventus é esse time.
A matemática indica que mais de 8 milhões de pessoas defendem, seguem e apoiam a vecchia signora. Para se ter uma ideia, nem mesmo somando os fãs de Inter e Milan (3º e 2º) seria capaz de atingir o número da Juventus.
Na sequência dos times mais amados do campeonato italiano, aparece o Napoli, na 4ª colocação. Curiosamente, é o primeiro representante do sul (possivelmente o principal deles). O que acaba sendo uma boa explicação para a posição de destaque dos azzurri no ranking.
O top 5 de times mais amados do campeonato italiano é:
- Juventus 39%
- Milan – 19%
- Inter – 19%
- Napoli – 15%
- Roma – 13%
Inter: o time mais odiado do campeonato italiano
No futebol, tão importante quanto torcer é torcer contra. Para os italianos, o time mais odiado é a Inter. No quesito ódio, o clube nerazzurro recebeu 40% das declarações de antipatia no estudo divulgado.
Para muitos que estão de fora, especialmente os brasileiros, é comum pensar que a Juventus é a equipe mais odiada na Itália. A lógica costuma ser:
Time com maior torcida do país Vs todo o restante.
Apesar disso, a “matemática” da coisa costuma ser diferente. Uma das explicações pode ser a seguinte:
Se a Juventus tem a maior torcida do campeonato italiano, é de se imaginar que todos esses torcedores elejam e mirem o ódio em uma única equipe. Apesar da rivalidade e do derby local com o Torino, é a Inter com quem a Juve protagoniza o Derby D’Italia, o maior do país com as duas maiores torcidas do país.
Já o Napoli, alvo comum de todo ódio e preconceito de praticamente todos os clubes do norte, acaba aparecendo somente na 4ª colocação.
O top 5 de times mais odiados do campeonato italiano é:
- Inter 40%
- Juventus 38%
- Milan 32%
- Napoli 30%
- Lazio 26%
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.