Foram 5 anos de longa parceria, mas, ao que tudo indica, as turbulências, sobretudo os resultados em campo e conquistas do rival, se tornaram irremediáveis para nutrir e sustentar a relação entre Stefano Pioli e o Milan. A própria temporada 2023-2024, que passa a ser o último capítulo deste relacionamento, foi pontuada diversas vezes por cartazes e posts com a escrita “#PioliOut”, que agora se concretiza de maneira oficial.
O que aconteceu?
O Milan publicou um comunicado nesta sexta-feira, 24 de maio, informando os torcedores que Stefano Pioli não será o treinador do time a partir da temporada 2024-2025. O desligamento está confirmado mesmo antes do desfecho do atual campeonato italiano – no momento da publicação da nota, ainda restava o jogo em casa contra a Salernitana, que se tornou a despedida oficial.
A nota do Milan sobre a saída de Pioli
Leia a nota do Milan na íntegra:
AC Milan e Stefano Pioli anunciam que não continuarão juntos na próxima temporada, pretendendo interromper a relação profissional que os liga desde outubro de 2019.
O Milan agradece carinhosamente a Stefano Pioli e a toda a sua equipe, por ter liderado o time nestes cinco anos, obtendo um scudetto, que permanecerá inesquecível, e por ter trazido o Milan de volta definitivamente às mais importantes competições europeias. Stefano, com o seu profissionalismo e humanidade, soube valorizar o plantel e encarnar os valores fundamentais do clube desde o primeiro dia.
Stefano Pioli agradece ao Milan a oportunidade de fazer parte da história deste glorioso clube e expressa profunda gratidão aos proprietários, dirigentes, equipe, funcionários e todo o pessoal do centro de Milanello e da Casa Milan pelo apoio e grande profissionalismo. O treinador dirige uma mensagem especial aos muitos torcedores que apoiaram o Milan nos últimos anos, demonstrando um apoio incondicional.
Nota do Milan
Quantos títulos Pioli ganhou pelo Milan?
Ao longo de 5 anos no Milan, o treinador Stefano Pioli conquistou apenas um scudetto (Serie A 2021-2022).
Pioli foi escolhido e apresentado pelo rossonero em 9 de outubro de 2019, tendo como trabalho anterior o comando técnico da Fiorentina. Naquele momento, ele assumiu o time ainda no início da temporada, como substituto do demitido Marco Giampaolo.
Dali em diante, as campanhas do Milan foram as seguintes na Serie A:
- 2019-2020: 6º na Serie A
- 2020-2021: 2º na Serie A
- 2021-2022: 1º na Serie A
- 2022-2023: 4º na Serie A
- 2023-2024: 2° na Serie A
Em 2023-2024, no entanto, apesar do vice-campeonato, a temporada ficou marcada pela derrota na disputa direta com a Inter, com quem o rossonero protagoniza o Derby Della Madonnina.
Além de ver a grande rival levar o scudetto, a torcida do Milan ainda testemunhou seu time perder o clássico nos dois turnos (5×1 e 2×1), além de ficar para trás na busca pela “segunda estrela” – a cada 10 títulos da Serie A, o clube pode estampar uma estrela acima do próprio escudo, e a dupla de Milão tinha 19 taças cada.
O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.